46 Compra de estabelecimento: evitando rolos comentada em 10/10/2023 09:37 #VAILAEFAZ inquieto em 07/10/23 23:51 comentada em 10/10/2023 09:37 Oi, pessoal!Sou Rodrigo, acompanho o fórum há 5+ anos mas me cadastrei e tornei assinante mais recentemente…Aqui na minha cidade tem um restaurante que sou cliente há alguns anos e gosto muito. Por acompanhar “de perto”, conheço o dono e sei do zelo que ele tem.Recentemente, soube que o restaurante estava à venda e decidi falar com o dono. Ele me explicou que tem um outro negócio muito mais escalável (me mostrou) e portanto, o restaurante já estava deixando de ser substancial na sua renda e passando a conflitar com os compromissos do seu outro negócio.Felizmente, eu tenho um ótimo salário e o valor do restaurante seria pouco mais que a minha reserva de emergência. Não estou correndo risco maluco, muito menos usando dinheiro que eu precise.Já tive uma reunião com o dono para ver os balancetes, vou me encontrar novamente para conversar sobre mais detalhes. Ocorrendo tudo como esperado, eu vou contratar um (bom) advogado para:1. investigar qualquer tipo de rolo passado no CNPJ atual. (O CNPJ será totalmente novo, os funcionários serão demitidos e recontratados)2. Analisar ou co-autorar contrato de compra e vendaNão sou da área, sou desenvolvedor de software, trabalho de casa e preciso trabalhar em algo realmente meu. Obviamente não estou buscando renda “passiva” aqui, quero aproveitar o meu tempo trabalhando em algo que eu veja crescer.Vale ressaltar que a operação é bem simples, há praticamente um só produto (carro chefe), e tudo acontece dentro de um container e só funciona à noite. Por isso acredito que seja possível conciliar o meu “9 to 5” com a operação. Tenho outros projetos pessoais, mas esses ficarão de lado por um tempo.Dito isso, eu gostaria do conselho de vocês principalmente em como evitar ao máximo os possíveis rolos nesse processo de compra. Por ser um novo CNPJ, as chances de carregar qualquer rolo passado (que eu não saiba) é muito baixa. Mas mesmo assim, quais documentos devo olhar? devo falar com a vizinhança? funcionários?Agradeço muito qualquer ajuda ou experiência que possam compartilhar, especialmente se forem do ramo :)