Como comentei em um topico uma vez, acabou que estou frequentando menos os topicos aqui por motivos de trabalho (sim é uma coisa boa) e acabei deixando acumular algumas duvidas.
Sim mais um tópico falando da minha mãe

Na epoca que eu comecei a investir, comecei por renda fixa e tal e aos poucos fui tateando a renda variável, na época minha mãe me ajudava com o imposto de renda então sim ela sabia que eu investia, e quis começar também e o inicio do dela coincidiu com o começo do meu cadastro aqui na bastter, então ainda estava começando a ler as coisas. Na epoca eu só falei pra ela colocar na selic (obrigado eu do passado). De la pra cá apesar a unica coisa que falava pra ela quando ela vinha me perguntar era Poupança, Selic e uma pequena parcela no IPCA e só.... e só falava mesmo com muito medo, porque o dinheiro não era meu, pq era minha mãe apesar das contas, mas mesmo assim chega da um frio na barriga.
Uma coisa é o meu dinheiro outro é o dos outros....
Então acabo julgando que das merdas que poderia ter falado essa não foi das mais fedidas, já que era só renda fixa e somente esses tres e pronto....
Sendo que a pouco tempo ela veio me falar em começar na renda variavel, aí eu gelei, deu logo aquele frio na barriga, apesar dela falar em começar de pouquinho e tal, fiquei receoso de falar algo, afinal o dinheiro não é meu.... Ainda passou pela minha cabeça fundo imobiliário, mas acabei descidindo não falar, e só falei que se ela estava confortável com renda fixa pq não continuar? Até comentei em passar uns livros (sim os daqui) para ela estudar e entender um pouco mais, mais ela não quis. Minha mãe ta com seus 60 anos, penso que talvez só a selic, poupança e o dinheiro sem prazo no ipca e mesmo assim somente um percentual pequeno estaria bom pra ela, mas quem sou eu pra dizer o que é bom para os outros?
Por outro lado fico pensando, porra é a minha mae velho... e não sei se estou ajudando ou atrapalhando, mas quando paro pra pensar, la no fundo acho que talvez por causa da idade e não querer acompanhar talvez seja melhor só ter falado de selic e poupança mesmo, que é onde esta 90%......