Fala pessoal, vou deixar um breve relato de como me compliquei por não seguir princípios basicos daqui. É apenas um desabafo e está bem longo, então já me desculpo por fazer alguns de vocês perder seu tempo lendo.
Pré Bastter: < 2019Comecei a trabalhar em 2013. Queria me aposentar em 2022 (hahaha).
1 - Comprei imóvel pra investimento na planta em 2015, financiado. Quitei em 2018 e estou até agora sem receber o imóvel, construção não termina nunca. Dei sorte de não ter me afundado em dividas. O que vier, se vier, é lucro.
2 - Investi 50% do meu patrimônio numa startup também em 2015. A empresa só foi começar a lucrar em 2019. Acabou dando bom no final, mas poderia ter sido um desastre. Fiquei anos ansioso e sem paz por ter investido em algo mais do que deveria sem estudar direito e sem conhecer bem o negócio.
Pós bastter: > 20191 - Foquei até abril de 2022 100% em Renda variável, pra viver de renda. Percebi depois que o que precisava pra viver do meu patrimônio é 5-10x mais do que o que eu pensava. Isso me deixou ansioso.
2 - Ansiedade me fez focar em acompanhar rentabilidade e dividendos toda hora. Fiquei 14 meses sem trabalhar em uma das minhas duas principais fontes de renda por conta de ansiedade.
3 - Nos 4 anos e pouco que invisto, meu ganho de capital (se eu vendesse tudo) não paga nem 6 meses desse meu trabalho.
4 - Esse mês decidi que quero sair do aluguel e comprar o AP dos sonhos. Teria que vender tudo porque não me planejei pra essa possibilidade e ainda dar a sorte de me entregarem o ap na planta no ano que vem.
Resumo:1 - Me achava o diferentão.
2 - Foquei em investimentos, fiquei mais pobre e ansioso.
3 - Foco em rentabilidade, renda passiva e aposentadoria me fizeram perder tempo, paz e dinheiro.
4 - Comecei a economizar mais do que deveria em qualidade de vida e aportar muito com a pressa de ficar rico rápido. Não peguei nenhum período muito difícil, mas se caísse hoje 7 anos seguidos com certeza eu iria ficar maluco.
Ontem:1 - Exclui todas as planilhas que eu acompanhava cotação, rentabilidade e dividendos.
2 - Exclui tudo sobre Renda variável do youtube e instagram
3 - Tirei o financeiro do BS.
4 - Aumentei o objetivo em renda fixa - foco em comprar o AP em 2029
5 - Entendi que se trabalhar bem, vou ficar rico independente se for em renda variável, fixa ou até mesmo em nada.
6 - Se der merda e eu não conseguir ganhar mais $ no meu trabalho, eu me viro depois. O grande problema da minha ansiedade e pressa de ter dividendos rápido foi ficar pensando sempre que se minhas fontes de renda acabarem hoje eu ainda não teria como sobreviver com o que tenho investido. Apesar da tara em dividendos, nunca fiz carteira focada nisso. Graças a Deus.
7 - O medo de perder meu trabalho estranhamente me fez parar de trabalhar.
São coisas obvias faladas todo dia aqui, mas é impressionante como nós que nos achamos a ultima bolacha do pacote ignoramos princípios tão básicos. Eu demorei 4 anos pra TENTAR fazer o certo. Digo tentar porque ninguém garante que eu não vá ser um idiota e voltar atrás, mas vou fazer dar certo dessa vez.
Vamos ver no que vai dar, o foco agora é em voltar a trabalhar mais e tentar parar de pensar no "se tudo der errado, a renda dos investimentos cobre meus gastos".
Um abraço e vamos estudar mais!