Já treino há bastante tempo musculação, mas normalmente com pouco peso e, pelo que descobri, com alguns movimentos incorretos. Também costumo fazer no mínimo 1 hora de aeróbico por dia, alternando entre natação e bicicleta. Agora estou começando a correr porque quero fazer Triathlon (o objetivo é chegar no ironman). Treino em média umas 2 horas e meia por dia. Estou nessa pegada já faz uns 6 meses.
Para dar uma melhora na performance e evitar lesões, comecei há 2 semanas com um personal na musculação (4 vezes por semana, de segunda a quinta). Estou gostando, mas puxar fero ficou bem mais cansativo, já que agora estou focando em fazer os movimentos corretos e o personal acaba aumentando a carga.
Antes do personal, eu fazia aeróbico, ia para musculação e as vezes voltada para o aeróbico.
Hoje, fiz 1 hora de pedal e depois uma hora de musculação. Queria, ainda, correr uns 2 km na esteira, só para ir pegando o jeito da corrida. Mas o personal não quis liberar, falou que meu gasto energético já estava muito alto e que meu corpo precisa de tempo para se recuperar.
No momento da musculação, realmente fico cansado, já que não estou acostumado a fazer os exercícios focando no movimento e com muita carga. Porém, quando acaba, sinto que ainda tenho energia, por isso queria correr.
Assim, estou na dúvida se o personal realmente tem razão quanto a não ser aconselhável fazer aeróbio após um treino pesado de musculação ou se é porque virei aluno dele agora e ele ainda não tem noção do meu nível de resistência (não estou querendo me gabar, é que realmente ainda me sinto com energia após a musculação).
Aos que têm conhecimento na área, acham que tem problema em se fazer a sequência aeróbico + musculação pesada + aeróbico novamente? Essa sequencia facilitaria minha vida, ja que consigo chegar uma hora antes da aula do personal na academia e consigo ficar até uma hora depois. Na minha cabeça de leigo, não vejo problemas, mas fico com medo de me lesionar ou ter algum outro tipo de problema forçando demais o corpo sem sentir.