32 Plano FUNERÁRIO ou "POUPANÇA" que paga o enterro ? comentada em 26/10/2023 15:34 Assuntos Gerais SardinhaPrateada em 25/10/23 19:46 comentada em 26/10/2023 15:34 Sendo o presunto eu, já tinha a resposta pronta! "POUPANÇA".. MAS a dúvida veio por uma situação familiar... Meu PAI de 92 anos está achando que não dura muito (é um gênio) e me pediu ajuda... Primeiro fui ver se alguma entidade que ele estava ligado cobria essa despesa e descobri que nada cobria o funeral... então fui atrás de saber como funcionam os PLANOS FUNERÁRIOS e descobri que por uma mensalidade de R$ 130 a família toda (1º grau) fica coberta... mas tem as cascas de banana no contrato... carência de 90 dias para o titular e 90+180 dias para os dependentes...além disso o contrato é de 4 anos.A armadilha maior é o jazigo onde ficam depositados os restos mortais que é de propriedade da empresa e pela lei um presunto só pode ser exumado após 5 anos... ou seja... se enterrar acaba o contrato e não pode tirar os ossos, então tem que renovar por mais 4 anos! Cremação pode ser que escape dessa armadilha contratual, mas a lei também limita essa opção, permitindo somente em algumas situações que ainda não estudei... também tem que providenciar logo uma declaração do "interessado" se dizendo optante por essa prática, senão a burocracia cresce e pode até impedir.Fiz um levantamento bem superficial sobre quanto seria necessário ter na "POUPANÇA" a fim de cobrir as despesas de um funeral e encontrei valores entre R$5mil e R$10mil... Qual a opinião de vocês? 1) Faço um plano funerário em nome dele me colocando como responsável (que assume o contrato se o titular morrer) que inclua os dependentes (que são todos optantes por cremação) e após resolvido a situação deles não renovo o contrato ao fim dos 4 anos (ou 8) e mantenho a minha "POUPANÇA" para quando chegar a minha vez (na verdade a RESERVA DE EMERGÊNCIA já cobre isso.2) Converso com meu pai para abrirmos uma "POUPANÇA" em conta conjunta comigo para resolver as coisas quando necessário.3) Não faço nada agora e quando acontecer vê-se o que faz.