Praticamente todo o benefício obtido por uma boa alimentação reside no fato de que ao escolher bons alimentos, você deixa de consumir os ruins.
Parece besteira, mas é muito importante entender essa assimetria. Entenda que partindo do ponto 0 de total homeostase (seu corpo funcionando em perfeitas condições), ao comer alimentos naturais de boa qualidade, você tenderá a manter isso. Ao comer alimentos ruins, ultraprocessados, cheios de gorduras nocivas, químicos e etc, você tende a desbalancear isso para o lado ruim.
O erro então está em acreditar que determinados alimentos são especiais, super alimentos com propriedades especiais que vão lhe dar super saúde. É essa a mentalidade que leva ao consumo inadequado de suplementos por exemplo.
É preciso entender isso para desenvolver uma relação saudável com a comida. Seu corpo é uma máquina incrível que tende sempre ao pleno funcionamento, desde que você não atrapalhe. Aí entram os esportes também, não fomos feitos para o sedentarismo, não foi assim que chegamos até aqui.
Tendo isso em mente, você entende o motivo pelo qual precisa comer bem na maior parte do tempo. Toda vez que você sair da linha (e vai sair como eu também saio) você só precisa saber que estará dando mais trabalho para o seu corpo se manter saudável, e que se for algo pontual e temporário, ele provavelmente se recuperará sem maiores problemas.
O problema acontece quando a agressão é crônica, nesse caso seu corpo responderá com inflamação, obesidade, doenças auto imunes, alergias, diabetes, pressão alta, demência, câncer e etc. E não estou dizendo que todas essas doenças são causadas por estilo de vida, mas a literatura mostra que a incidência delas é bem maior para quem se alimenta mal e não faz exercícios.
É o que está ao nosso alcance, e sabendo disso, podemos colocar as chances a nosso favor.