Se você tem plano de saúde entenda que ele só tem uma função na sua vida:
Impedir que você quebre a sua família justamente quando você perder força de trabalho!Quem trabalha com saúde sabe o potencial que existe na doença e setor saúde para destruir por completo patrimônios grandes. Em um dos hospitais que trabalho frequentemente interna a figura que acha que vai pagar a internação particular. Eles sempre pedem arrego depois de alguns dias ao perceber que a conta caminha rápido em direção aos 6 e as vezes aos 7 dígitos. Especialmente se a internação for CTI. E não adianta achar que vai pro SUS rápido, pra todos os efeitos você já está internado, então não será prioridade pra ninguém.
Colega de classe meu no passado pensava assim "plano de saúde é roubo". Ele teve um problema grave no joelho por causa de tênis. Pagou a cirurgia particular, infectou, foi para o CTI e lá gastou milhões (no plural mesmo).
Jovem interna, infecta, fratura, tem problema inesperado de saúde. Então se você não tem plano de saúde basta um problema desse pra acabar com sua saúde e tudo que você construiu até perdê-la. E acredite, a menos que você seja rico nível jogador de futebol ou artista nacional você não vai conseguir pagar.
Você não vai recuperar o dinheiro investido no plano. É melhor que não recupere.
E principalmente não adie exames ou procedimentos porque "o plano tem que pagar". É sério, resolva o problema antes e depois você corre atrás do plano se precisar. Eu já vi gente que ficou 8 meses urinando sangue porque "o plano tem que arrumar urologista". Eu paguei o urologista pra pessoa. Era câncer de próstata.
Nada tem tanto poder pra destruir você e sua família quanto se perder nos "meus direitos" quando o assunto é saúde. Entenda a função do plano na sua vida. Pro resto você usa o dinheiro se precisar.