Há algum tempo atrás um forista postou um tópico dizendo que teve uma entrevista em inglês que foi um fiasco total. Eu tive uma ontem que foi o oposto! Foi até melhor do que eu imaginava. Nesse post aqui quero compartilhar algumas dicas que aprendi nisso (parte delas vêm de uma pessoa muito querida e muito experiente que tem me ajudado em muita coisa).
1. Você fala tudo errado e tem um sotaque horrível. Isso mesmo que leu. Sabe o Jacquin falando português? Você soa um tanto pior do que aquilo em inglês. MASSSSS ninguém liga. Sério, você pode falar tudo errado e desde que a pessoa consiga entender o que vc tá falando, é isso que importa. Não precisa ter medo de errar conjugação de verbo, você vai errar muito mas não tem problema. E é serio, a pessoa que vc ta conversando sabe que vc fala português 99% do seu tempo, como seu inglês vai ser bom?
Uma frase que ouvi do cara que eu estava conversando "For me it's fine as long we can communicate". Você consegue responder uma pergunta sobre um tema complicado pelo menos selecionando palavras que façam algum sentido? Se sim, fale sem medo. Te garanto que a pessoa te admira por "falar" mais de uma língua, eles sabem que não é fácil.
2. Tem que ser bom mesmo de ouvido. Não tem jeito, pra responder a pergunta não tem outra alternativa que não seja entender a pergunta. Vc já fala tudo errado, pelo menos tem que entender a pergunta. Listening é o mais fácil de treinar, eu já assisto filme, video no YT, ouço podcast td sem legenda tem anos.
3. Não se corrija. Falou alguma atrocidade? (Spoiler: vc vai falar dezenas. Por exemplo, eu sou especialista em trocar his e her) Siga em frente, foque no que vc tem que falar e não nos seus erros. Já é dificil da pessoa te entender, ficar voltando e se corrigindo só vai piorar sua vida. Não é um teste de inglês. E mesmo se fosse vc já teria perdido nota por falar errado, siga em frente sempre.
4. Se prepare! A pessoa não chegou em vc do nada. Por exemplo, eu enviei uma cover letter e um currículo para a posição que estou querendo. Te garanto que a pessoa não sabe nada de vc além do que está no papel, então se prepare muito para falar sobre o que está lá. Então fique falando com vc mesmo cada ponto do seu currículo, explicando cada detalhe. GRAVE O QUE ESTÁ FALANDO E OUÇA, isso é o mais importante. Treine, treine e treine. É meio vergonhoso no começo mas dps vc pega o jeito. Se tiver alguém para te apoiar nisso é melhor. Eu sou um felino solitário, gravei td no zap e depois ouvia.
Claro, treine também apresentação pessoal e o que vc vai querer perguntar...
5. Tente não ir além do planejado. Se vc tiver um bom domínio da língua vá em frente. Mas pra qm é meio manco como eu, fique mais no planejado pq se n vc vai se embolar e vai ficar ruim.
6. Não tenha medo de recomeçar uma frase que foi por um caminho que ficou ruim pra vc.
Pra fechar, a entrevista foi ontem de noite. Meu inglês é horroso, nota dó. Mas eu segui todos os passos e hj de tarde recebi um e-mail que fui aceito =D
Tava esperando uma resposta lá pro fim do ano e chegou um tanto mais cedo do que eu imaginava.
catjamhilkon321 posts