37 Duvida sobre investimento em PGBL apenas para fins de restituição de IR comentada em 13/12/2023 16:27 #PAS lutajra em 08/12/23 12:53 comentada em 13/12/2023 16:27 Pessoal, atualmente possuo dois vínculos CLT. Muitas pessoas aconselham investir 12% da renda bruta em PGBL para fins de restituição de IR. No entanto, por mais que perceba a vantagem fiscal me preocupo com o custo de oportunidade de deixar meu dinheiro num fundo PGBL (lixo). Vocês tem algum estudo sobre isso por aqui? Eu colocaria o valor MÍNIMO, e consciente que este dinheiro não seria minha aposentadoria, pelo contrário, minha aposentadoria consiste em comprar ativos de valor e diversificar sem pressa. Os conteúdos publicados que encontrei por aqui foram de pessoas que ainda aportam em PGBL achando que é um bom negócio. Não acho um bom negócio, só estou considerando porque minha renda tributável não é desprezível e teria acesso a 12% dela como restituição. Minha impressão é que não vale a pena , mas queria a opinião de vocês que sabem bem mais sobre isso. Este tópico está nas listas: Rend Fixa