Meu pai está com 79 anos e a cerca de 1 ano e meio atrás vem apresentando cada vez mais os sintomas de Alzheimer.
Fez uma carreira da área contábil chegando até Gerente Administrativo, ou seja, sempre usou muito o cérebro e foi referência para nós intelectualmente falando, porém só praticou um pouco de esportes até a juventude, minha mãe é do lar e mais recentemente já teve de assumir todas as questões burocráticas que antes eram tocadas por meu pai, incluindo parte financeira.
Somos em 4 irmãos (todos muitos bem formados em áreas TI, Engenharia, Contábil e Direito) e nos revesamos da melhor maneira possível em ajudar minha mãe a cuidar dele, eles moram sozinhos.
Com o avanço o doença pelo que todos nós sabemos mais cuidados são requeridos e aí está o problema atual, minha mãe é um pessoa extremamente difícil de se lidar, não há conversa e tudo é motivo de briga com quaisquer dos irmãos. Mesmo com toda nossa formação não estamos tendo bons resultados em lidar com ela infelizmente.
Na cabeça dela tudo deve ser feito de maneira presencial com ajuda de algum de nós e aí está o problema, nem sempre estamos mais conseguindo tratar desta maneira e as brigas estão cada dia mais constantes.
Neste Natal meu pai se perdeu pois ela não teve a sensibilidade de entender que não há mais como pedir coisas para ele fazer, desta vez foi o lixo que ela pediu para ele ir colocar na garagem do prédio de depois sumir, depois de umas 10h de procura externa, rede sONciais, policia, hospitais, voltamos para verificar no condomínio e descobrimos que ele tinha entrada num outro apartamento de mesmo número 71 mas em outro bloco onde uma pessoa tinha saído e deixado o apartamento aberto, ficou lá assistindo televisão até ser encontrado sem entender o que porque de nosso desespero.
Enfim, estamos a cada dia ficando numa situação mais insustentável por uma lado entendemos que meu pai gostaria de continuar sendo tratado por ela e por outro nossas idéias em termos de melhora do tratamento talvez em uma casa de repouso, alguém já passou por isto, ideías? Antecipadamente já agradeço pelos insights para me ajudarem em formar opinião deste assunto que é novo para mim e meus irmãos.
Eu particularmente por ser talvez um pouco mais emotivo fico com o coração partido nas inúmeras tentativas de falar com minha mãe na tentativa de melhora x decidir por outros direcionamentos, meus irmãos são mais céticos e certamente devem opinar por tira-lo da minha mãe.
Para mim me vem na cabeça um Poema em espanhol publicado pelo Mauro tempos atrás que retrata bem a situação:
Poema de Alzheimer
Não me peça para lembrar de mim
Não tente me fazer entender
deixe-me descansar
Deixe-me saber que você está comigo
Abrace meu pescoço e segure minha mão
Estou triste, doente e perdido
Tudo o que eu sei,
É só que eu preciso de você
Não perca a paciência comigo
Não xingue, não grite, não chore
Eu não posso fazer nada com o que acontece comigo