Eu dou aula pra cursinho preparatório pra concurso público.
Estamos com edital aberto pra concursos carreira policial. Nesses concursos, além da prova objetiva (intelectual), temos a prova de aptidão física (TAF).
No decorrer das minhas aulas eu sempre venho alertando sobre o TAF. De que eles, alunos/candidatos, já devem ir se preparando pra essa etapa também. Antes mesmo de saber se vai ser aprovado na objetiva. Eu digo que eles tem que se manter posicionados. Quem tá sobrepreso, já deve ir fazendo uma reeducação alimentar. Quem tá sedentário, já deve começar a se movimentar (andar, correr, nadar...... se mexer), pois quando sair a aprovação, o prazo é muito curto para o TAF e o desespero em querer atingir os índices num curto espaço de tempo só acaba em mesbla. A morte é uma realidade possível.... tem sido comum em alguns TAF´s.
Mas o que eu vejo é o inverso. Muitos se entopem de energéticos açucarados a noite. Açaí com muitos insumos.... e vários deles estão bastante acima do peso, mas parecem não se preocupar.
No final de tudo, possa ser que dê certo ou não..... mas não vai ser por falta de aviso.
Se manter posicionado, preparado com antecedência, facilita bastante as coisas.
Eu tenho pensado nessa analogia para o mercado de renda variável. Ngm sabe o que vai acontecer (se a ação vai subir ou cair). Por isso o importante mesmo é se manter posicionado/preparado:
1. E alocado nas empresas que tenham bons fundamentos.
2. Diversificado
Se a ação subir, ótimo; Se cair, não vai fazer nenhuma diferença.