Uma das coisas que acho mais satisfatórias da vida é estabelecer a influência positiva na vida das pessoas.
No trabalho consegui fazer isso algumas vezes, sem a pretensão de mudar ninguém.
Conversando com meu antigo gerente, disse a ele que praticava atividade física todos os dias. Nem que fossem 30 minutos e que me ajudava imensamente a lidar com meu estresse. Ele disse que estava parado. Eu sempre estimulo a voltar e replico a frase muito dita aqui na comunidade: "Qualquer treino é melhor do que nenhum treino".
Hoje ele me ligou para tratar de outro assunto e rindo me contou que estava adotando a prática há mais de 30 dias e estava fazendo um bem enorme para ele.
Meu chefe é um desses caras durões. Homem às antigas. Muito trabalho, estresse e "sem frescura". Só que a vida está cobrando. Problemas de saúde, diabetes, dores nas pernas... Eu, por outro lado, adquiri o gosto de me cuidar, então sempre trago refeições saudáveis para o trabalho. Ele começou a observar e me perguntar o que era. Gostou da ideia e começou a trazer também, teve um imenso apoio da esposa. Reduziu consideravelmente o consumo de bobeiras da lanchonete.
Uma das técnicas jovens da empresa me procurou feliz esses dias para contar uma história, conseguiu manter a calma com uma acompanhante de paciente extremamente difícil, que chegou a gritar com ela. "Lembrei daquele dia, doutor, que a mulher gritou contigo, apontou o dedo na sua cara e você na maior calma continuou explicando o que a mãe dela precisava."
É isso, pessoal. As ações que aplicamos no dia a dia são o melhor exemplo que podemos dar. E nada disso seria possível sem os ensinamentos que tive aqui: fazer esportes, cuidar da saúde, não ser reativo e viver em paz.
Não subestime a capacidade que isso tem de fazer o bem na sua vida e na dos outros!