Tentando olhar muito o todo, corre o risco de perder a alma.
Seres humanos: vermes grandes e complexos, cheios de vaidade.
Consciência: parece ser um erro, um bug da natureza. Ela é a culpada.
"Não há nada a fazer porque nada pode ser feito: qualquer esforço que você faça, tudo vai, no mais profundo sentido, permanecer igual. Sua vida - a vida de todo mundo - não passa de um período de consciência vazia entre duas eternidades de olvido. Usamos vários expedientes débeis para disfarçar esse fato de nós mesmos, mas, quanto mais sinceros formos, mais evidente e inescapável fica essa verdade fundamental a respeito da existência humana." Theodore Dalrymple
Sou limitado, não tenho a capacidade de acreditar em algo maior. Não fico satisfeito com explicação rasa. TEA. Muitas vezes me sinto oco, vazio. Já me cheguei a achar agnóstico, mas nem isso. Procuro ter a cabeça aberta e só superficialmente alcanço algo supra humano. Se aprofundo o pensamento, já era.
Tenho esposa. Quando conheci ela, ela era espírita. Cheia de sonhos. Hoje, quase 20 anos depois, não acredita em mais nada e toma antidepressivo. Sempre tento ajudá-la a ser mais feliz. Está praticando volei de areia. Recentemente, ela teve que fazer uma cirurgia de emergência. Senti perdido, sozinho, impotente, com terror.
Tenho filho de 7 anos que é cheio de questionamentos sobre a vida. TEA. Quer entender tudo sobre o mundo. A cada momento seu hiperfoco exaure algum assunto. Agora quer saber sobre a religião dos primos, sobre o bem e o mal, quem criou o deus que eles acreditam. Quer saber aonde está sua bisavó, que morreu. "Uma estrelinha que está no céu" já não é o suficiente.
A realidade é um terror e temos que o tempo inteiro nos enganar para aguentá-la. Muitos fogem para entorpecentes (meu pai, TEA, foi um deles e morreu com 47 anos, não o julgo, entendo) e remédios.
Nessa angústia, procuro um caminho para, principalmente, melhor tentar passar ao meu filho uma boa visão de mundo. Dou exemplo, converso e brinco bastante com ele, tento sempre tratar ele com muito carinho e amor, levo na capoeira e pra andar de bike.
Uma ferramenta que passamos a adotar, baseando no Diário de Agradecimento que tem no BS, foi todos os dias antes de dormir falarmos nós 3 (eu, esposa e filho) pelo que somos gratos. É um momento muito especial que já incorporamos na rotina. Durante o dia já vamos procurando o que vamos ser gratos a noite.
Parece-me que uma vida boa aproxima-se de uma vida mais focada no cotidiano, em experiências de contemplação, em hobbies, na aceitação das coisas, em se sentir satisfeito.
E esquecer a alma.