Boa tarde. Trabalho CLT há 14 anos e desde inicio junto dinheiro na caderneta de poupança. Nunca declarei imposto de renda pois sempre ganhei menos que o valor obrigatório para declarar e por não se enquadrar em nenhum dos outros requisitos. Nunca tive ações, fundos, imóveis, carro, nada. Atualmente tenho apenas 400 mil na poupança. Minha dúvida:
1) Se eu começar hoje a investir no Tesouro Direto, terei algum problema com a Receita Federal, pelo fato de nunca antes ter declarado nada?
R: poderia mas ao mesmo tempo, você estará informando seu patrimônio para a Receita Federal. Tendo sido construído de forma honesta, não há o que temer.2) Começando a investir no Tesouro Direto hoje, terei que todo ano sempre declarar imposto de renda? ou só no ano em que for vende-lo?
R: você já estava obrigado a declarar o IR já há alguns anos. As regras de obrigatoriedade não são excludentes. Pelos seus vencimentos, estava desobrigado de declarar IR mas, há outra regra que dizia, há alguns anos atrás, que tendo patrimônio superior a R$ 300 mil, estaria obrigado a entregar a declaração. Com saldo de R$ 400 mil na caderneta de poupança, você se enquadrou nesta regra.3) Exemplo: comprando hoje o Tesouro Selic
2029, colocando 400mil, quando for resgatar esse titulo em 2029 eu serei obrigado a declarar apenas se os rendimentos dele forem maior que 200mil é isso? serei obrigado declarar apenas em 2030?
R: estude. É só o que posso recomendar diante desta sua pergunta. Tanto pelo que pretende fazer (girar capital) quanto pelo foco em não precisar (querer) entregar a declaração de IR.Eu nunca investi em nenhuma outra coisa por não querer ter trabalho de todo ano ficar fazendo declaração de imposto de renda, coisa que nem sei fazer, por isso sempre fiquei apenas na poupança.
R: eu também não estou milionário porque não quero ter o trabalho de ir na Caixa Econômica e contar todo o dinheiro do prêmio da Megasena para ter certeza de que estão me pagando o valor correto.Eu gosto da poupança, pela extrema facilidade de uso e liquidez, e por não ter que esquentar cabeça com imposto de renda. Esses anos todos sem mexer, tenho os juros compostos agindo, porém a preocupação é a inflação que pegando o histórico, sempre perde pra inflação. Atualmente não precisaria declarar patrimonio pois não tenho 800mi.
Obrigado
R: não dá para bater o escanteio e correr na área para cabecear, torcer para o Vasco e para o Flamengo ou beber vinho e cerveja ao mesmo tempo. Escolhas devem ser feitas e assumidas. Se não quer ter trabalho, nem esquentar a cabeça, fique na caderneta de poupança. E assuma a perda para a inflação.