Link para o FAQ 

As diferenças básicas entre o investimento direto em ações e através de fundos são:
Investir em fundos, inclusive os multimercados, significa pagar para alguém administrar seu dinheiro e muitas vezes pior do que você faria:
- o investidor compra as ações e se torna dono delas. Em fundos, o investidor adquire cotas do fundo e este, como pessoa jurídica, é o dono das ações
Em épocas de alta todo mundo quer entrar no fundo (e este COMPRA), em épocas de queda, todo mundo quer sair (portanto ele precisa VENDER), girando patrimônio.
- A maioria dos fundos compra ativos da "moda" ou outros ativos que você não compraria caso fosse escolher manualmente
Se no site você aprende a escolher seus investimentos, será que faz sentido isso?
Desvantagens
1 - taxas: de carregamento + de adm + de performance + de saída/resgate
2 - come cotas: antecipação de IR, giro do patrimonio.
3 - se o fundo quebrar e ficar com PL negativo, vc tem que pôr mais dinheiro
4 - "especialista" que administra seu dinheiro pior q vc
5 - mesmo que o gestor seja fera-neném, os cotistas não são. Eles entram no fundo quando a bolsa está "boa": compram no topo. E resgatam quando a bolsa está "mau": vendem no vale.Ou seja, giro de novo. (aqui me refiro a fundos de ações)
6 - Fundos de Renda Fixa: aí é que não faz sentido mesmo porque se for buscar algo acima do CDI, serão coisas de banquinho ou debentures.....risco mt desproporcional para o investidor amador.
Vantagens:
NENHUMA
por Marcelo Morcegão
Tópico:
Devo investir em fundos de ações ? - #PAS - Bastter.com
How Hedge Funds Get Rich (Hint: It's Not Their Returns) – Of Dollars And DataInvestidor médio perdeu dinheiro com o fundo mútuo de melhor desempenho da história - Ações - Bastter.comO Bullshit do ETF e dos Fundos... - Ações - Bastter.comSobre o Risco dos Fundos:

