Pessoal, assinei a bastter recentemente e estou impressionado como o quanto sou burro. As burrices até então identificadas foram todas sanadas pelos FAQ e roteiro de iniciante, com exceção (por enquanto), dessa:
Após lançar as compras de ações no BS, resolvi bater com minhas declarações de renda de anos anteriores (estou entendendo com o sistema funciona pelo FAQ, fiz isso como exercício). Eu identifiquei erros,
meus, em períodos que as declarações já foram aceitar (sem malha fina, sem nada). São eles:
- Errei no valor de aquisição de ações da B3SA3 (digitei errado da nota de corretagem);
- Atualizei quantidade de ações da BBDC após uma compra, mas não mudei o valor. Ou seja: tava X ações a Y de valor, agora e ficou XXX ações e o mesmo Y de valor; e
- Não lancei no informe o valor da bonificação da PSSA3. O valor ficou igual ao do ano anterior, só mudei a quantidade.
Minha intenção é arrumar tudo nessa declaração. Ou seja, vai apresentar diferença de valores entre 2022 e 2023, mesmo nos casos em que não teve operação nenhuma para os ativos em 2023.
Observação: são todas operações do compra, eu comecei a comprar ações novo (e na época era ainda mais burro que hoje, eu acho) mas nunca vendi nada. Então não deixei de recolher nada, nem recebi restituição maior pelos erros. Assim, serão só alterações nos custos de aquisição.
Pessoal que já passou por isso ou viu algum outro ser otomano com baixa capacidade cognitiva fazer algo parecido: vê algum problema em apenas alterar os valores, ou teriam alguma outra sugestão?