Alerta de texto gigante e completamente inútil para quem não for fazer IELTSVou escrever aqui algumas dicas para quem vai fazer IELTS, o objetivo é que vc economize seu tempo e não gaste um caminhão de dinheiro. Não vou ficar ensinando a responder o tipo de pergunta X porque tem muita gente muito melhor do que eu que ensina isso, vou falar mais sobre coisas práticas e o que eu não vi online.
Se vc está começando a estudar agora e não nem ideia do que o teste se trata, como é divido, etc etc veja esse video antes de continuar lendo:
1. Como se preparar by hilkon3Cada questão do teste vai mensurar uma habilidade diferente sua, por exemplo, procurar por uma palavra específica em um texto, escrever algo que alguém soletrou, entender instruções de direção, reportar informação etc. Seja você está fazendo IELTS é porque possilvemente quer ter uma oportunidade de morar/trabalhar em outro país que usa inglês para a comunicaão, entenda que o IELTS é uma simulação do cotidiano em inglês. Encare o teste com a sua oportunidade de melhorar de vida, de imigrar, de realizar um sonho, não como uma burocracia insuportável. Isso faz bastante diferença.
Cada um de nós tem um nível diferente em inglês. Por exemplo, eu consumo quase tudo na internet em inglês desde 2016. Meu listening e reading é mto bom, eu sou capaz de escrever até que bem, mas meu speaking é debilitado porque quase nunca falo em inglês com ninguém. Então é claro que durante a minha preparação tenho que focar mais em speaking e não estudar quase nada de reading e listening. Mas como você pode ter ideia do seu nível?
Estude os tipos de questão do IELTS (vou deixar links abaixo de onde vc acha isso) e
compre/alugue/empreste os livros com testes de cambridge. Não confie em nenhum outro material na internet. Cada livro contém 4 testes, faça os 4 nas mesmas condições de um teste oficial (sem pausas, em um ambiante tranquilo e tempo cronometrado) e veja sua nota neles. Lembre-se que se vc errar uma letra de uma palavra é 0, seja sincero com você mesmo.
Lembre-se que tudo que vc precisa é tirar uma nota no mínimo igual ao que vc precisa. Não fique caçando pelo em ovo, se vc está tirando 8 em listening e precisa de 7, esqueça essa habilidade e vá focar no que vc precisa melhorar. Listening e reading é fácil de avaliar, só ver as respostas no fim do livro e comparar com as suas, não tem erro. O problema é writing e speaking. O melhor dos mundos é vc contratar um professor particular
para avaliar essas habilidades.
Pelo amor de deus, hoje existe internet e vc consegue ser encontrar ex-avaliador do IELTS, não vá atrás do mais barato. Procure alguém que já foi ex-avaliador. Não somente um ex-avaliador vai te dar uma nota bastante precisa, como vai te dizer no que melhorar.
Entendo que pode ficar caro para alguns, então aqui vão alguma dicas menos caras/de graça:
SmallTalk esse site tem um simulador de speaking. A nota dele foi 0.5 acima do que eu consegui
The world’s best way to improve your English pronunciation | elsaspeak esse app é pago mas te ajuda em melhorar seu speaking. Tem um simulador de IELTS com AI que deu a mesma nota que eu tirei
Writing vc pode jogar a questão e o seu texto no reddit (
https://www.reddit.com/r/IELTS/) e pedir feedback.
Entenda que sua nota no IELTS vai conseguir ser tão boa quanto
ATÉ seu nível em inglês. Se sofre para entender o que está no teste, não tem como tirar uma nota alta. Você precisa diferenciar o que vc errou porque não tinha nível de inglês para resopnder, e o que vc errou porque não sabia responder aquele tipo de questão (estratégia de teste). Se vc sabe responder todos os tipos de questão isso vai te permitir atingiu o seu máximo potencial, mas não ir além disso. Não fique fazendo teste atrás de teste rezando para sua nota melhorar, se vc não tem a nota que precisa é muito mais provável que vc precise melhorar seu inglês. Por exemplo, eu não conseguia lidar com TRUE/FALSE/NOT GIVEN. Acerta tudo de reading menos isso, o problema era estratégia, eu entendia o que eu tinha que fazer mas levava uma eternidade para responder e ficava sem tempo.
Para resumir é isso:
1. Descubra a nota que vc precisa tirar
2. Estude sobre o teste e faça ~4 testes para saber sua nota em cada parte
3. Melhore no que vc precisa (que é diferente de ficar fazendo teste atrás de teste, melhorar no que vc precisa = estudar inglês, há seja um problema de estratégia)
4. Faça um outro mock test quando vc estiver estudado e veja como se sai.
1.1 Como melhorar seu inglêsPra ser sincero eu não sei direito além de dizer as coisas mais comuns: tenha o máximo de contato possível com a língua, assista/ouça/escreva/fale em inglês sempre que possível. Para melhorar gramática e vocabulário leia/escute com atenção e anote oq vc n sabe. Use o chatgpt para fazer quizes em tópicos q vc está aprendendo. Exemplo: imagine que vc quer variar mais as estrutura gramaticais q vc ta usando para ter uma nota maior, peça para o chatGPT te mostrar como vc poderia fazer isso em um texto q vc escreveu.
O que eu queria escrever aqui mesmo é o seguinte: não tenha vergonha do seu nível de inglês. Sério. Procure pelos dados das notas médias das pessoas no IELTS, tem muita gente que tira a mesma nota que vc. Se vc tem medo/vergonha de agendar uma aula com algum professor nativo, não tenha. Eles lidam com pessoas que são tão ruins como e vc o dia inteiro.
Esse reddit pode ajudar com oq vc precisar melhorar:
https://www.reddit.com/r/EnglishLearning/2. Fontes confiáveis de informaçãoObviamente, não olhei a internet inteira, mas o que é confiável são esses links:
2.1 IELTS advantage: de longe melhor canal do youtube. Tem tudo, só procurar nas playlists. Tudo mesmo.
YouTube@Ieltsadvantage
2.2 Reddit: aqui vc vai encontrar tudo que precisa, desde um passo a passo de como se preparar, outros links confiáveis, pessoas para conversar, pessoas para avaliar seus textos, pessoas para responder suas dúvidas etc etc
https://www.reddit.com/r/IELTS/2.3 British Council e IDPBritish Council e IDP são empresas que administram o teste (organizam as provas), Cambridge é quem faz a prova em si e corrige. Leia o que está no site do IDP e do BC, ali tem dicas valiosas.
https://www.britishcouncil.org.br/en/exam/ielts
IELTS – Achieve your work, study and migration goals | IDP IELTS2.4 É só isso mesmoNão precisa mais do que isso para fazer a prova. Não complique, não assista 30 canais diferentes. Só esses links que eu coloquei (e mais alguns que estão no reddit) é o suficiente.
3. Dicas para o teste3.1 Não há pausa para ir ao banheiro nem lanchar. Vc pode ir a hora que quiser, mas o tempo vai continuar rolando enquanto estiver fora da sala.
E VOCÊ NÃO É AUTORIZADO A SAIR SE FALTAR MENOS DE 10 MINUTOS PARA ACABAR UMA SESSÃO. Eu fiz o reading correndo pq queria que sobrasse uns 5 minutos para eu ir sem perder nada do writing, mas na hora fui informado que não podia sair com menos de 10 minutos para acabar uma sessão. Foi uma prova de resistência
3.2 Faça a versão no computador. A única razão para vc não fazer o teste no computador e se vc digita muito devagar. E ainda assim eu diria pra vc focar em melhorar isso em vez de fazer no papel. Quando vc faz no computador vc tem vantagens em todas as partes do teste. No listening, você é
aagarantido ter fones de ouvido. No reading, vc tem um timer e a resposta fica na mesma no canto direto da página, vc pode ajustar cor e tamanho da fonte. Vc ainda pode marcar partes do texto e fazer anotações (isso economiza MUITO tempo pq vc não tem q ficar virando página para ler a questão e ler o texto. Acredite, o que consume mais tempo no reading é ficar virando página). No writing vc tem um timer e um contador de palavras, e não precisa perder tempo apagando coisa para escrever. Se sua caligrafia é um terror como a minha, não precisa se preocupar com isso tempo.
Em todas as seções no software da prova tem o comando de undo (Ctrl + z), copiar (Ctrl + c) e colar (Ctrl + v). Sem contar que o resultado fica pronto em 3-5 dias
3.3 Escolha um bom centro de teste. Eu tive a sorte de falar com um colega que fez IELTS na mesma cidade do que eu (BH). Mas vc precisa de algum jeito achar review do centro de teste q vc vai fazer. Se o lugar for uma bosta, as chances de vc tirar uma nota baixa são maiores. Aqui em BH faça na cultura inglesa do savassi sem medo. É otimo, pessoal bastante prestativo, ambiente silencioso e com ar condicionado. Meu colega fez no british council de BH e ele me disse que foi terrível. O lado bom é que ele foi educado em inglês e português, então ele poderia fazer o teste no meio de um show do rush e mesmo assim a nota dele seria muito alta.
3.4 Respire. Querido casos lotérico, saiba que a nota média dos brasileiros em 2022 foi:
(Academic)
Speaking: 6.9
Writing: 6.1
Reading: 7.2
Listening: 7.0
Overall: 6.9
Tá vendo como tem muita gente que consegue tirar a nota que precisa? Você também consegue. A maior nota média por nacionalidade é da Alemanha com 7.4. O Brasil é um dos países com as notas mais altas.
PS: Peguei esses dados no site o IDP e sei la onde o link foi parar.
3.5 listening e reading responda tudo em caps lock. Se escrever tudo em minusculo o nome de algo que precisa começar em maiusculo (nome proprio, nome de dia da semana, mes etc), vc vai receber 0. Se vc escrever tudo em caps vai acertar. Então não há razão para não escrever tudo em caps lock. No dia vc vai estar estressado, e que tal focar em outras coisas em vez de ficar lembrando o que precisa estar em maiusculo?
3.6 Menos um minuto não é um minuto. No seu timer vai aparecer menos de um minuto para qualquer coisa abaixo de 00:59, não faça grande alterações no seu texto com menos de um minuto pq vc pode destruir sua nota. Altere apenas letras.
3.7 Não complique, IDP e BC dão as melhores dicas.
Como boa parte das coisas na internet, BS é o que não falta. Não importa quantos views, ainda sim é
BUCHETTI. Tem verdadeiras tragédias com 10M de visualizações. Saiba que os critérios de avaliação são públicos e precisa focar e entender aquilo. Se vc entrar no site do IDP e do british council vai achar uma porrada de dicas de como responder cada questão. E lembre-se: se parece BS, é BS.
3.8 Você não engana nem sua/sue esposa/marido, imagine o avaliador. Speaking é uma conversa informal, a coisa mais estúpida que vc pode fazer é ficar decorando frase e expressão para usar. Vc pode ter alguns truques para ganhar tempo. Exemplo: na parte dois se n tiver muito pra falar, pode enrolar uns 30 segundos com um background inutil, so pra comprar tempo. Responda da melhor forma possível de acordo com os critérios de avaliação e vc vai ter a nota que merece.
Writing é mais engessado e possivelmente vc consegue evoluir bastante fazendo pequenas alterações ou usando uma estrutura melhor.
qualquer dúvida deixa ai nos comentários q eu respondo quando der