Para quem comprou imóvel à vista com recursos próprios e FGTS com bancão como agente financeiro, preferencialmente o laranjão, quanto tempo demorou para a liberação do FGTS?
@Charles_Spaniel e @PulodoGato, vi em outro tópico que já passaram por este processo com o laranjão, qualquer comentário é bem vindo.
Fiz uma proposta em um imóvel que foi aceita. A imobiliária e proprietários incluíram uma cláusula na minuta do contrato de compra e venda definindo como 90 dias o prazo limite para liberação e pagamento do FGTS aos proprietários do imóvel e, se não houver liberação dentro deste prazo o comprador deverá utilizar recursos próprios. Não houve assinatura de contrato até o presente momento.
Minha advogada está acompanhando a negociação. O imóvel está quitado e o banco já confirmou, falta averbar a quitação na matrícula, os proprietários já deram entrada no CRI para atualizar. A advogada não encontrou qualquer problema tanto na documentação dos proprietários quanto do imóvel. O único impasse no contrato é a cláusula referente ao prazo de liberação do FGTS.
O imóvel é bom, o condomínio é ótimo (conheço moradores) e o único ponto que me deixou com o pé atrás é a questão deste para liberação do FGTS.
Minha advogada já revisou a minuta e propôs diversas alterações para tornar a negociação mais segura. Sugerimos que em 90 dias, após compradores apresentarem todos documentos, se o FGTS não for liberado, tanto vendedores quanto compradores teriam direito de decidir prosseguir ou cancelar a negociação. Neste caso a imobiliária se torna o problema, pois não aceita deixar de receber a comissão se alguma das partes desistir. Da forma que o contrato foi elaborado, a imobiliária receberia a comissão apenas por apresentar comprador e vendedor, sem obrigação contratual de qualquer tipo de assessoria para conclusão do negócio tanto do lado dos vendedores quanto compradores.
Além da advogada, vou conversar amanhã com uma correspondente bancária que um amigo me indicou. Ela é ex-funcionária aposentada da CEF e trabalhava justamente na área imobiliária do banco.
Por orientação da advogada, já entrei em contato com o bancão onde sou correntista. Disse à gerente que já consultei a CEF e disseram que qualquer outro banco pode realizar o processo, mas optando pela CEF eu deveria transferir minha conta salário, cartão de crédito, seguro auto e residencial para lá. A gerente do laranjão me colocou em contato com a área de financiamento do banco, que é responsável pela negociação com ou sem financiamento. Me enviaram um formulário e lista de documentação para enviar, tanto minha (extrato do FGTS, IR do ano anterior) quanto do imóvel e proprietários. O banco leva 3 dias úteis para análise inicial e elaborar o contrato do próprio banco.