3 Dúvida em declaração de construção financiada comentada em 07/04/2024 14:59 Imposto de Renda Luke.Lucky em 05/04/24 21:12 comentada em 07/04/2024 14:59 Boa noite. Tenho um terreno próprio, já quitado, que vem sendo declarado como terreno na declaração de imposto de renda. Em 2023, iniciei a construção da minha casa nesse terreno. Para a construção em terreno próprio, financiei a construção no banco azul. Pelo que eu entendi, eu tenho que manter a declaração do terreno na parte de bens e direitos da declaração. E criar um bem chamado construção. Nele, eu teria que declarar tudo o que gastei até 31/12/2023 com recursos próprios e somar com as parcelas do financiamento que paguei em 2023. O dinheiro que eu gastei na obra proveniente dos recursos do financiamento eu não posso somar no valor da construção, certo? É isso? Aí quando a casa estiver pronta, na próxima declaração, eu vou excluir o terreno e a construção; e vou criar um bem chamado casa, declarando a soma do valor do terreno, dos gastos com recursos próprios e das parcelas que paguei do financiamento, desprezando mais uma vez o valor que recebi do financiamento. Correto?