Link para o FAQDúvidas? pergunta lá!
Discussão semanal 21 - Dicas sobre a entrega do IRpor @morty
1. Não é corrida pra ver quem declara primeiro, não precisa entregar no primeiro dia nem na primeira semana.
2. Algumas vezes os informes são emitidos com erro e depois as empresas corrigem, lançando um novo informe.
3. Não precisa abrir o programa e preencher tudo de uma vez só.
4. O Bastter acha que deve fazer a simplificada e nem olhar nada. Ja o Buy_and_hold64 acha que deve verificar qual é a mais interessante para você.
5. Erro de preenchimento não é sonegação, não é pra ficar correndo atrás de centavinho.
6. Depois de enviar aguarda uns dias e confere no ECAC se não tem pendências lançadas.
7. #PAS
Huoya:
- O nome é Declaração de AJUSTE Anual de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.Como o nome já fala, a declaração anual não passa de um ajuste de impostos pagos ou não. Não tem qualquer tipo de ganho ou perda. Todas as pessoas vão pagar exatamente a mesma coisa proporcionalmente de acordo com sua alíquota e despesas dedutíveis, independente de pagamento ou restituiçãoSe vc recebe restituição, significa que você pagou ao longo do ano mais imposto que deveria e por isso o ONREVOG precisa te restituir.Se vc paga impostos na declaração de ajuste, significa que você pagou ao longo do ano menos impostos que deveria e por isso precisa pagar o restante.Portanto agradecer ou reclamar que vai ter restituição ou vai pagar não faz sentido algum. É como se eu cobrasse de uma pessoa 100 reais e depois devolvesse 20 reais e cobrasse de outra pessoa 70 reais e depois cobrasse mais 10 reais. Ambos vão pagar 80 reais.A chegada da época da declaração de imposto de renda escancara aqui no site uma quantidade absurda de pessoas preguiçosas, sem capacidade de interpretação de texto, sem bom senso e algumas vezes até paranoicas.
Com o site cada vez maior essa situação fica cada vez mais prejudicial. O tempo que os moderadores poderiam estar ajudando dúvidas pertinentes, estes estão respondendo perguntas já respondidas ou perguntas idiotas.
Vamos pensar e deixar de ser preguiçoso pessoal. Estamos aqui para ajudar mas não ficar de baba de marmanjo.
Para ajudar essa questão vamos deixar algumas coisas sobre DIRPF esclarecidas:
1 - Primeiro e mais importante. Não tem problema errar!!!.
Isso mesmo que você está lendo. Não é pq vc errou algo ou deixar de informar algo que você levará multa ou será preso de primeiro momento. Para isso que existe a malha fina que inclusive cair nela não quer dizer o final de sua vida. Ao errar algo, vc cai na malha fina e terá a oportunidade de correção e/ou justificativa. A persistência do erro e/ou uma comprovação de fraude que fará com que você seja punido. Ninguém esta falando para não declarar ou não tentar fazer da forma mais correta possível, pelo contrário, apenas estou falando que não precisa ter toda essa emoção e medo, principalmente com simples erros como o esquecimento de alguns poucos reais de dividendos não informados ou o código que precisa ser informado uma ativo.
2- O mais importante da declaração é patrimônio x rendimentos.
Informar um patrimônio incompatível com os rendimentos que é de fato problemático e é o que a receita busca fiscalizar. Inclusive se vc informar um valor diferente da empresa que vc trabalha, vc automaticamente cai na malha fina. O fato de vc ter colocar em bens e direitos conta bancaria no exterior 62 ao invés de 69, ADR/REITs 31 ao invés de 99 e etc. faz pouca ou nenhuma diferença. Isso não muda nada no imposto a pagar e nem gera nenhum problema pois vc esta informando seu patrimônio apenas com um código diferente.
3- Muitas coisas na Receita não são claras.
Diversas regras, especialmente sobre mercados ou ativos novos como criptomoedas e mercado no exterior, não são tão claras como muita gente pensa. Isso não significa que vc não vai declarar ou fazer de qualquer jeito mas sim vai buscar a ler e entender de acordo com sua intepretação a regras que hoje tem. Podem haver interpretações diferentes e isso não é um problema. Vc faz de acordo com que acha correto, baseado nas regras que são publicas e disponíveis para todos, e caso haja algum problema você ajusta. Simples e sem emoção. Mais uma vez, o mais importante é tentar ser o mais transparente com a receita.
No mais, a declaração é sua. Então cabe a vc decidir a melhor forma de declarar.
- Ah mas a corretora falou isso, contador falou aquilo, huoya falou isso, fulano falou aquilo.
A declaração é SUA!!! Cabe a vc ler as regras e ve qual opinião você considera a mais adequada.
4- Nem todo aviso no programa de declaração é um ERRO.
Isso aqui é para o pessoal que tem preguiça e/ou não consegue interpretar um simples texto ou entender um programa simples como DIRPF. Pessoal já vê um aviso no programa já corre aqui para falar que teve um problema e fica desesperado. Leiam o aviso e tentem entender o que o programa esta falando. Inclusive para entender bem o programa, brinque e faça testes com ele. Os erros na declaração fazem com que sua declaração não seja possível entregar, aviso apenas criam alertar. Isso está na parte de pendências. Vocês precisam ver as pendencias e entender se de fato é uma informação importante ou algo que não precisa ser informado.

5- Procurem no site!!!!!
Esse talvez seja o mais importante. Estamos respondendo as mesmas perguntas todo santo ano. As mesmas. Inclusive mais de uma vez no mesmo dia com pouca diferença de tempo. Por favor deixem de ser preguiçosos e procurem no site, seja nos materiais do IR ou tópicos antigos. Essa atitude além de evitar que a gente fique de baba de marmanjo, faz com que vcs se tornem pessoas e funcionários melhores. Tem N tópicos, tem tutorial, tem de tudo. Só procurar.
6- Facilite Sua Vida!!!
Se seus investimentos e operações forem simples, sua declaração será simples. Se você ficar inventando moda, a declaração ficará muito mais complexa e não será a gente que sempre terá as respostas para isso.
Ex:
Simples:
Comprei BTC na corretora brasileira com reais e lá deixei até então ou passei para Wallet.
Complexo:
Comprei BTC na corretora brasileira com reais, enviei para uma corretora na suiça e vendi em francos suíços, depois comprei em franco suíço e enviei para uma corretora em americana onde vendi em dólares americanos.
Coisas comuns que realmente podem te levar a Malha Fina - Imposto de Renda - Bastter.comBode do Bastter > #88 - O Bode do LeãoCoisas Que Precisam Ser Compreendidas a Respeito da DIRPF - Imposto de Renda - Bastter.com