Link para o FAQAjuste de acordo com seus hábitos e condiçoes de vida, dentro do bom senso tanto faz e é pessoal. Colocar regrinha nisso é bullshit. Claro que tem de ter bom senso e ser um número normal. Mas adeque ao que te faz bem e você se sente bem e não crie transtorno na sua vida.
O que importa mesmo é o que você come e a quantidade que você come e não o número de vezes.
Meal frequency and energy balance. - PubMed - NCBI" Finally, with the exception of a single study, there is no evidence that weight loss on hypoenergetic regimens is altered by meal frequency."
Increased meal frequency does not promote greater weight loss in subjects who were prescribed an 8-week equi-energetic energy-restricted diet. - PubMed - NCBI"We conclude that increasing MF does not promote greater body weight loss under the conditions described in the present study."
Coma quando estiver com FOME, ou porque gosta de comer a cada x tempo, porque se sente melhor, etc
MAIS UM POST SOBRE O ASSUNTO:
Já conversamos muito sobre este assunto aqui, já sabemos que este número não é exato, mas em alguns pontos devemos ter atenção.
Por exemplo, somente UMA refeição por dia não acho indicado, pois você passará a maior parte do tempo com mais chances de ter uma hipoglicemia, ficar tonto, desmaiar etc por falta de energia pronta para ser gasta.
Mesmo DUAS refeições por dia talvez seja pouco, pois um intervalo de 8-12h entre refeições ainda me parece exagerado, principalmente se vc tem uma vida ativa ou faz exercícios.
Por outro lado, fazer mais que SEIS refeições por dia me parece desnecessário e talvez até um excesso, pelo gasto de tempo focado nisso e falta de necessidade de repor combustível e nutrientes tão frequentemente.
Então QUANTAS refeições por dia devemos fazer?
Vai depender do que vc faz no dia, se tem uma vida muito ativa ou é sedentário, se treina ou não, qual a intensidade e duração do treino, que horas acorda e vai dormir etc...
Sendo direto: não devemos ficar muitas horas sem comer antes nem depois do treino, nem de atividades que nos faça movimentar muito.
Por quê?
Necessitamos alimentos como combustível ANTES dos treinos e para reposição do que gastamos APÓS os treinos.
Quanto à vida ativa x alimentação, sem combustível temos mais chances de ficarmos tontos, mais "moles" sem energia, até atrapalhar nosso pensamento (o cérebro gasta em torno de 25% de toda nossa energia).
Concluindo, se vc tem um dia "pacato", vai precisar de umas 3 refeições, talvez 4.
Se vc treina duas vezes por dia e tem uma vida ativa, vai precisar de 5 talvez 6 refeições no dia.
OBS > quando digo "refeição", quero dizer qualquer ingesta de alimentos ou líquidos com energia / nutrientes, podendo ser mesmo somente uma fruta ou um suco.
Obrigado aos que leram até aqui :)