Olá.
Gostaria de saber de que forma podemos ter amor-prório, autoestima e autovalorização.
Sofri violência doméstica desde os meus 3 anos e só consegui escapar das torturas e agressões quando fui morar sozinha, ou seja, quando comecei a trabalhar.
Apesar de tudo o que aconteceu comigo, sou uma pessoa bastante otimista, de bem com a vida, atenciosa e carinhosa com outras pessoas. Casei e tenho filhos, sou bastante amada e tenho bons amigos.
O problema é que eu tenho dentro de mim, um algoz: sou muito dura comigo e tenho baixa autoestima (apesar de estar numa posição profissional de destaque).
Apesar de eu ter escapado da violência, eu continuo presa dentro de mim.
Faço terapia há alguns anos, mas gostaria de saber como se faz para acelerar esse processo de ter autoestima? Eu não quero ficar no vitimismo, eu quero ter paz dentro de mim, eu quero crescer, eu quero compreender o que preciso fazer para conseguir aceitar que também sou merecedora das coisas e que a minha vida importa.
Estou cansada de sempre achar que eu não tenho valor (ninguém acha isso, só eu), eu não queria ter a validação externa, queria ter a minha própria validação. De que forma posso alterar meu padrão de pensamento para quem sofreu grandes traumas na infância e adolescência?