Boa noite pessoal, venho aqui atrás de experiência de vocês.
Se não é esse o local correto a postar, peço desculpas.Sou formado em engenharia mecânica, tenho 26 anos, trabalho há 3 anos como engenheiro de manufatura numa multinacional, ganho um bom salário/PLR, mas tive que sair da minha cidade natal para esse emprego, moro sozinho há 410km da minha família. Meus pais tem 60 anos, meu pai não teve uma boa renda durante a vida e minha mãe é dona de casa, tenho uma irmã mais nova e outros familiares na cidade natal.
Às vezes penso em morar fora, por um período, coisa de uns 5 anos, principalmente nos EUA (pela relação de ganho x custo de vida me gerar um ganho que imagino que convertido em real, daria um bom dinheiro), para depois poder voltar para minha cidade natal já com uma reserva acumulada, que poderia deixar investida e paralelamente trabalhar em um emprego que me pagasse um pouco menos que o atual ou empreender, tendo a ciência de que com o que eu tivesse juntado no exterior, já garantiria melhores condições para a aposentadoria dos meus pais e talvez melhoraria até mesmo meu currículo para o mercado (talvez até mesmo aprender outras habilidades da minha profissão por lá, para empreender ou trabalhar em outros segmentos). Seria basicamente me sacrificar ficando mais um tempo longe de casa, com um pouco mais de patrimônio acumulado, para poder voltar ao Brasil, para perto da família e prover melhores condições para ela.1) Vocês acham a premissa de morar fora, receber numa moeda mais forte, juntar uma grana (que convertida em real, renderia bem mais do que o o quê eu ganharia aqui em 5 anos) e sair de lá, equivocada?Pelas pesquisas que fiz, o pessoal que tem os mesmos cargos que eu na sede da minha empresa nos EUA, ganha por volta de 70k $/ ano e os empregos na minha profissão parecem ser todos nessa faixa (mas minha empresa não oferece o greencard tão facilmente). No entanto, estou com dificuldades em achar o caminho para chegar até lá e também não sei se realmente faz sentido pensar em juntar uma grana pensando em depois daqui uns anos converter de dólar para real e acumular um pouco mais. Após relutar um pouco, me matriculei num mestrado em engenharia mecânica na Unicamp, que fica a 50 km de onde moro, com esperança de me enquadrar em alguma categoria hábil de solicitar o green card/e melhorar o currículo, como a EB-2 NIIW (ao finalizar o mestrado talvez eu tenha 5+ anos de experiência + mestrado).2) Vocês acham que esse é o melhor caminho? Vêem quais riscos nessa abordagem?Pensei nos EUA por conta da moeda ser forte e poder ajudar minha família, talvez melhorar meu currículo para uma volta ao Brasil, mas sou aberto à sugestões e as experiências do pessoal que já morou por lá e viu relatos parecidos aos meus também é válida.
3) Acham que a escolha de país (EUA) para o pé-de-meia para o Brasil está ruim? Tem outras sugestões?
Levando em consideração também o tempo que levaria para eu conseguir algum visto que me deixe trabalhar no país x quanto isso pode me render
4) Tem outras sugestões de visto ou meios de entrar no mercado de lá, talvez com trabalhos temporários e coisas do tipo?Como mencionei, sou formado em engenharia mecânica e tenho alguns anos de experiência aqui, mas não sei qual a forma de alcançar esse objetivo com mais assertividade e nem como moldar meu currículo e carreira para tal.
Obrigado pela atenção!!!