Gostaria da opinião da comunidade sobre este tema polêmico: o feedback construtivo não solicitado, ou FCNS.
Mesmo quando ele é um sentimento genuíno, com o profundo interesse em ajudar, sempre fico na dúvida se devo dar ou não.
Um exemplo que aconteceu hoje:
Após o almoço, fui tomar um café em uma cafeteria que gosto aqui perto do trabalho. Café ótimo. Só que, hoje, ao invés de me servirem o café na xicara, me serviram no copo. Veio bonitão, num copo de vidro maneiro. Não tenho problema com mudanças. O problema é que veio pelando de tão quente e tive que esperar o café esfriar pra conseguir segurar o copo. Ou seja, tomei o café morno, enquanto gosto dele quente.
Refleti que caso se torne uma situação rotineira, caso tenha sido uma mudança definitiva de xicara para copo, talvez eu precisa mudar de cafeteria. Fiquei me coçando para dar o feedback construtivo afim de ajudar, mas recuei, porque feedback é coisa de gente chata. E não quero ser mais um chato.
O que vocês fariam?
O caso pode se aplicar também para outros exemplos, como amigo que venceu o desodorante ou dar uma ideia de melhorar o negócio de um conhecido. Reparem que os feedbacks, nestes casos, mesmo construtivos, não foram solicitados.
E aí? Dar ou dar o FCNS?
Hoje eu não falei nada, mas saí com uma sensação que poderia ter dito algo. Não quero mudar de cafeteria e nem levar luvas para tomar o café