Bom dia a todos, em primeiro lugar desculpem a falta de acentuaçao, mas estou em viagem e utilizando um computador em que isso nao e' possivel (ou que nao sei como, rs).
Vou destacar as partes relevantes para quem nao quiser ler tudo.
Vamos ao contexto:
minha mae tem mais de 70 anos, passou a vida inteira dependente do meu avo (falecido em 2021) e
e' aquela pessoa que foi acostumada a nunca precisar resolver nada, sempre contando com a ajuda do meu avo, do meu pai, do irmao dela (falecido no inicio deste ano) ou minha
para fazer as coisas pra ela.Ela tem despesas mensais de 7x e aufere renda de 2x. Obviamente a conta nao fecha e ela vai retirando de um dos fundos todo mes. Ela tem algum patrimonio com liquidez decorrente da venda do imovel que morava e compra de outro pela metade do preço, bem como de herança do meu avo tambem.
Lembrando de um dos videos do Bastter que esta no YouTube, a situaçao e' que a raposa (gerente de banco e assessor de corretora) esta cuidando do galinheiro e
embora a gente nao deva nunca se meter nos investimentos alheios, mae e' mae e a minha quer minha ajuda, agora que o irmao dela faleceu.
Sabemos tambem que renda fixa e' Tesouro Direto (IPCA+) com vencimento mais longe possivel e sem recebimento de juros semestrais, com vencimento proximo do prazo que se pretende utilizar ou TD Selic no caso de nao haver prazo certo para utilizaçao.
Mas
o caso da minha mae nao e' de construçao de patrimonio e sim de precisar dele pra gerar renda e faze-lo durar o maximo possivel.
Meu pensamento sardinhesco entao foi o seguinte: investir a
maior parte no TD IPCA+ com recebimento de juros semestrais e o restante deixar em
uma boa reserva de emergencia, para nunca precisar do valor no TD.O raciocionio e' que
ela pegaria o recebimento dos juros semestrais e botaria junto da RE, para ir usando ao longo do semestre, ate o recebimento dos proximos juros.
Pelas minhas contas sardinhescas, o valor bruto dos juros seria suficiente pra cobrir as despesas dela e ainda sobrar um pouco para reinvestir no proprio TD, para prolongar um pouco mais a duraçao do principal.
Mas claro, ha o IR (maior que 15% nos 3 primeiros semestres) e a taxa de custodia da B3, entao
acho que nao sobraria nada para reinvestir.
Ha algum erro no raciocinio que nao estou vendo, no sentido de ser esta a opçao menos pior? Lendo o site do TD, tambem nao tive certeza se
o recebimento dos juros e' do valor total (IPCA+ taxa fixa) ou se o principal e' corrigido pelo IPCA e os juros recebidos sao so a taxa fixa, nem encontrei como simular o valor recebido de juros semestrais.
Alguem sabe?Sou burro e sardinha, ajuda eu!
P.S. obviamente ja estou me preparando para ajudar no futuro, mas ela quer ser independente pelo maior prazo possivel