14 Recebi 100mil de presente, preciso declarar IRPF24? comentada em 14/05/2024 21:37 Imposto de Renda lukaseps em 14/05/24 14:03 comentada em 14/05/2024 21:37 Boa tarde pessoal e antes de tudo obrigado pela atenção. Em Fevereiro de 2023 recebi 100 mil reais de presente do meu avô, esse valor foi transferido para minha conta corrente e pouco dias depois, ainda em fevereiro, apliquei 30 mil em um fundo de investimentos e 70 mil em outro, ambos do próprio banco do brasil (com o desconto de imposto de renda qnd houvesse resgate e sobre o rendimento). Até o 31 de Dezembro de 2023 não movimentei essa quantia e nem o rendimento dela. Complementando, mensalmente recebia na minha conta entre 1500 a 2000 reais da minha avó, valor que era utilizado para despesas e não foi acumulado. Meu avô declara e paga IRPF a bastante tempo, já minha avó é inclusa na declaração dele. Durante 2023 permaneci desempregado (estou a procura do primeiro emprego), logo não recebi salário ou afins. Agora em 2024 comecei a movimentar essa quantia pois precisei utilizar os rendimentos das aplicações e recentemente adquiri um carro. Tendo em vista esta situação e ao pesquisar sobre a obrigatoriedade da declaração, não sei onde meu perfil se encaixa. Assim deixo aqui a pergunta: Sou obrigado ou não declarar IRPF 2024? Aproveitando tbm: Caso não seja obrigado, como fico para o IRPF 2025?