Invisto em ações, stocks e TD há mais de 10 anos, neste tempo eu criei uma planilha no google docs que atualiza o patrimônio automaticamente, tanto das ações, quanto stocks e Tesouro Direto. Mostrando as proporções de cada um, no modelo alocação de ativos, tipo o Bastter System.
Eu sempre deixei esta planilha aberta enquanto estou trabalhando no computador e acompanhando o "video-game" da tela de cotação e atualização do patrimônio. Olhava esta planilha de 15 em 15 minutos e as vezes ficava vários minutos olhando e imaginando o que eu poderia melhorar na carteira. Isso sempre foi me deixando apreensivo ou eufórico (quando está subindo). Nada com ver o patrimônio crescer 10k ou 15k em questão de minutos. O oposto também é verdade, a queda forte é f*
Nos últimos 5 anos minha rotina sempre foi assim, exceto quando estou em trabalho na rua ou reuniões, o que me "forçava" a acessar a planilha diretamente no celular, mas com uma frequencia menor.
Apesar de tudo isso, nunca fiz nenhuma grande besteira de vender de forma emocional (faz anos que não vendo nenhum ativo, exceto OPA, como a Cielo)
Depois de me ver muito apreensivo e impaciente, no último final de semana decidi remover os links de acesso fácil da planilha tanto do computador como do celular. Ainda é fácil acessar, mas eu tenho que fazer um caminho mais longo que um simples clique. E me propus a fazer uma desintoxicação de acompanhamento de cotação e acessar a planilha só 1 vez por mês, quando for fazer os aportes.
No momento estou há 5 dias sem acessar a planilha de cotações!