Tema amplamente divulgado por aqui, mas depois que li a matéria abaixo não pude deixar de compartilhar com os colegas.
Se há algo mais irresponsável do que "venda a sua casa e invista o dinheiro", pois perde a casa e perde o dinheiro, é "troque seu plano PF por um plano PJ mais barato", pois pode terminar sem dinheiro, sem plano e talvez sem a vida.
Por uma questão de direito autoral não posto o texto todo (fonte abaixo), mas deixo três pequenos recortes para reflexão.
---
“Quando recebi o aviso de cancelamento do nosso plano da Unimed, até tentei com dois outros planos a migração, mas não nos aceitaram”, conta a advogada Rosângela Goto, de 65 anos, esposa de Carlos Goto, que trata um tumor no pâncreas. Além dele, a própria Rosângela faz um tratamento de manutenção para um câncer de mama. O casal paga R$ 9.980 de mensalidade.
Questionada sobre as regras para a rescisão unilateral de contratos e o que está fazendo para proteger os consumidores, a ANS afirmou que as condições para cancelamento de um contrato devem estar previstas contratualmente e são válidas
para o contrato como um todo, e não para cada beneficiário a ele individualmente vinculado.
[A ANS] Reforçou que,
nos planos individuais/familiares, as operadoras poderão cancelar o contrato somente em caso de fraude ou inadimplência, enquanto nos planos coletivos, “a rescisão contratual pode ocorrer após o prazo de vigência inicial, devendo ser sempre precedida de notificação”.
Fonte: Estadão Saúde, por Fabiana Cambricoli, 24/05/2024
Link:
De idoso a paciente com câncer ou autismo, milhares têm plano de saúde cancelado; MP apura rescisões - Estadão---
Eis porque entendo que o "plano PJ" com 2 vidas é uma roleta russa. Enquanto você está bem de saúde, paga mensalidade. Quando você mais precisar, por exemplo entrar em um tratamento longo, seu contrato (que envolve 2 vidas apenas) aparecerá na planilha da operadora como "deficitário" e poderá ser simplesmente cancelado.
Ou seja, quando você mais precisar daquilo pelo qual pagou por anos, é quando terá mais chance de perder.Imagino que nos contratos coletivos com centenas de vidas você estará mais "blindado", pois terão de cancelar com centenas de pessoas para cancelar com você, afinal só é permitido cancelar o contrato inteiro (e não expulsar um beneficiário pontual). Mas mesmo assim, a menos que seja um plano monstruoso (tipo Congresso Nacional, Petrobras etc.) eu não embarcaria nessa a menos que fosse minha única alternativa. Além disso, nesses contratos coletivos empresariais, geralmente quando você se desliga (ou é desligado) da empresa, perde o plano. Ou seja, quando estiver idoso (e precisar mais), vai perder.
Alternativa que EU uso com a MINHA família:
plano individual/familiar, pessoa física. Sem reembolso, hospital único (de qualidade), levemente caro, mas pela paz é barato. Consultas em médicos da minha escolha, pago do bolso, não é nada.
Dinheiro é papel colorido, protejam suas famílias pessoal, é isso que vale.