48 Difícil (ou errado) opinar. comentada em 17/07/2024 18:24 #PAS Gregorovich em 16/07/24 11:01 comentada em 17/07/2024 18:24 Situação apresentada por um colega (funcionário público)durante o almoço, ele inicia assim:1- foi solicitado a realizar uma fiscalização de obra em que ele não tem a menor ideia de como fazer (pois não é da área) e não confia no engenheiro do local que o auxilia. Pediu para não colocá-lo nisso mas a gerência ignorou;2- ele tem outros projetos pessoais no momento e disse que tem uma graninha guardada para tocá-lo, teria um boa reserva na concepção dele (não perguntei quanto);3- está com receio de sair pois deixará de ganhar um dinheiro de bônus (próximo de 100k), porém está se sentindo muito mal com toda essa história, até pq disse que essas obras geralmente são problemáticas e o CPF dele que estaria em jogo. Não é incomum casos de fiscais sendo cobrados na justiça;4- ele me perguntou o que eu faria e sinceramente é um situação difícil, 100k vs paz. Daí lembrei da frase do Bastter sobre a vida ser um inferno se seu deus é o dinheiro. Por outro lado, seriam mais 100k para ele investir no negócio dele. Como não tenho intimidade, dei respostas genéricas do tipo "faça o que seu coração mandar", etc. Mas, fácil não é!