37 Imposto de Renda sobre recebimento de precatório comprado comentada em 12/08/2024 22:35 Imposto de Renda 28b8yuib6 em 07/08/24 16:43 comentada em 12/08/2024 22:35 O negócio é resultado de uma grande sardinhice que fiz no passado, lá pelos idos de 2009. Comprei de um parente por 80k um precatório alimentar da Secretaria da Fazenda de SP. Tanta coisa melhor que poderia ter feito com aquela grana...Eis que passados 15 anos, recebi a módica quantia de 600k, já descontados aqui os 10% de honorários do advogado. O valor foi liberado sem nenhuma retenção de imposto de renda, pois o ente devedor ignorou os pedidos do juízo para informar sobre eventual retenção de impostos.Agora estou na dúvida sobre como apurar o imposto de renda: 1. apuro apenas o genho de capital de 15% sobre 600k-80k.2 .devo apurar primeiro os IR devido sobre os 600k na modalidade Rendimentos Recebidos Acumuladamente e em seguida o ganho de capital. Se for isso, nem sei como calcular o RRA.Tenho que decidir até o final deste mês de agosto, pois recebi o pagamento em julho.O advogado não entende na da imposto. Os contadores que conheço dizem que é um tema muito específico.