Link para o FAQ
Em primeiro lugar se for ficar fazendo continha de 13 reais melhor nem viajar. Viagem é para se divertir e aproveitar e gasta dinheiro. Não quer gastar não viaja. Se for viajar aproveite, para isso que a gente trabalha e poupa. O pior é ficar fazendo continha que aumenta o risco e prejudica a viagem. Dito isso vamos as indicações para uma viagem mais tranquila.
1 - Pague daqui em reais tudo que puder pagar. Passagens, estadia e aluguel de carro normalmente dá para pagar daqui. Pode-se pagar também pela Internet muitos ingressos a museus, exposições, feiras, etc. Tudo que puder pagar daqui vai facilitar sua viagem e ajudar a excluir o risco cambial. Algumas coisas mesmo pagando daqui entrará como Dollar ou Euro no cartão de crédito, fique atento para que não sejam gastos grandes.
2 - Compre antecipadamente aos poucos algum cash, dollar ou euro ou a moeda local. Não precisa ser muito, apenas uma quantidade razoável para pagar coisas pequenas. Evite levar muito cash especialmente de moedas que não tem valor.
3 - Alimente todo mês um pouco o seu cartão de crédito em dollar ou Euro se o seu banco oferece este serviço (os grandes oferecem) ou outro cartão para viagens como WISE ou semelhantes. Quando chegar a hora da viagem o dinheiro ja ta lá em moeda estrangeira, comprado a diferentes preços e a viagem não vai dar aquele baque nas suas economias porque o grande gasto virá do Cartão que já foi pago. Não faça continha de spread, cambio, etc. Se for fazer continha não viaje. Na maior parte dos bancos você pode pedir dois cartões que acessa a mesma conta, o que aumenta a segurança no caso de perda. Os cartões podem tirar cash nas maquinas ATM também o que diminui a necessidade de levar cash. Informe-se no seu banco se é necessário desbloquear para viagem.
4 - Leve também um ou dois cartões de crédito internacionais por segurança se acabar o dinheiro do TM ou se perdê-los. Mas evite usar. Mesmo cartões que fecham o cambio no dia da compra não evitam o risco cambial totalmente e você vai ter de ficar acompanhando cambio na viagem quando deveria estar aproveitando a viagem. Não se esqueça de desbloquear o cartão para gastos internacionais junto a administradora antes da viagem.
OBS: Ideal ter um cartão VISA e um Mastercard
5 - Para quem viaja muito ou mesmo por reserva de valor pode valer ter uma conta lá fora com cartão. Aí seria mais uma segurança se precisar de dinheiro na viagem. Mas a princípio se está como reserva de valor e investimento lá fora o ideal é não usar.
6 - Seguro de saude para viagem é fundamental. De preferencia faça de empresas tradicionais e especializadas. Se for fazer do seu cartão de crédito verifique se é seguro mesmo que paga os gastos lá ous e você tem de pagar e ser reembolsado. Se for o segundo caso não vale a pena. Quem vai ter 50K dolares em mãos na hora do sufoco? Compre paz e fça um bom seguro de saude para viagem. Mesma coisa com seguro do carro se alugar, faça completo e especialmente para terceiros. O do cartão de crédito pode ser de reembolso e se der perda total pode virar um problemão. Melhor sempre na viagem comprar paz e não fazer economia que traz risco alto.
Aproveite a viagem e tire boas fotos!
OBS: Este roteiro não serve para viagens a lugares ermos que não tem cartão, tem moedas estranhas, etc.