Pessoal,
Recentemente, me mudei e precisei ir a um borracheiro porque meu pneu furou. Pedi uma indicação e me disseram: "Tem aquela lá, que é boa e tem em vários lugares aqui."
Fui até a borracharia indicada. Cheguei, tudo tranquilo, o problema no pneu foi resolvido. Mas o borracheiro logo perguntou se eu não queria comprar pneus novos (os da frente realmente já estão desgastados, e eu estava planejando a troca).
Ele comentou: "O dono está fechando uma encomenda hoje, faz uma cotação lá."
Fiz a cotação, e ele me contou que estava comprando 90 pneus, uma compra grande que faz uma vez ao ano, e conseguiria um bom desconto. Até aí, tudo certo. O preço era razoável, não era absurdamente barato, mas estava dentro do esperado.
OK. Paguei no cartão de crédito, presencialmente, com senha.
Logo depois, ele veio com outra história: que dos 90 pneus, só tinha dinheiro para comprar 45, e que estava pedindo ajuda a alguns clientes para completar o valor dos outros 45. Ele disse que precisava do dinheiro para honrar a encomenda dos 90, mas o lucro dos 45 pneus restantes seria do cliente que ajudasse. A proposta era: pagaria R$1500 e receberia R$2000 por pneu.
Na hora, percebi que parecia bom demais para ser verdade e fiquei desconfiado. Dei uma desculpa e fui embora. Mais tarde, ele me ligou insistindo para que eu ajudasse, mas desconversei novamente.
Fiquei curioso e fui pesquisar a borracharia (que tinha sido indicada!). Foi quando encontrei no Reclame Aqui cerca de seis relatos de que eles não entregam a mercadoria e ainda aplicam golpes com esse esquema de "investimento em pneus". Vi também que o dono tem passagem pela polícia.
No meu caso, comprei apenas 2 pneus para o meu carro, então o prejuízo foi relativamente pequeno.
Ainda assim, como tenho certeza de que caí em um golpe e não vou receber os pneus, gostaria de não precisar pagar por isso. O cartão de crédito é do banco vermelho espanhol.
Entrei em contato no mesmo dia, mas me disseram que não poderiam fazer nada, pois a compra foi feita com senha e presencialmente, e que eu deveria tentar novamente caso não recebesse a mercadoria.
Esse prazo é amanhã, e como já percebi que caí no golpe, gostaria de orientação de quem tiver experiência em caso assim de como proceder.
Obrigado!