Link para o FAQEntenda que a economia não é uma "entidade" e sim uma mistura de fatores como produtividade, oferta, procura, eventos adversos, etc.
O que é uma EMPRESA?
Empresa é um "organismo vivo" onde o resultado total tende a ser maior do que a soma das partes.
Isso foram as revoluções industriais (5 artesãos que montam sapatos do começo ao fim produzem menos do que 5 artesões que fazem apenas uma parte do processo cada um).
E a empresa trabalha na economia REAL. Ou seja, ela transforma A em B. Seja isso de borracha em chinelo (GRND), seja transformando dinheiro em commoditie que é emprestada à juros (Bancos), seja ao transformar a energia cinética de um rio em energia elétrica (Hidroelétricas), seja empregando engenheiros para gerar um software que venda (Microsoft, etc). Basicamente ela é capaz de transformar A em B através do trabalho dos colaboradores.
Mas qual a vantagem de se fazer isso?
Via de regra, lucro. Retorno financeiro, de uma forma em geral.
Quem tem dinheiro, que é capaz de montar uma empresa, contratar funcionários, transformar A em B, só faz isso de fato se ele perceber que o ganho compensa o risco.
Se em algum momento o risco de se fazer tudo isso não compensar o ganho (se comparado com uma renda fixa, por exemplo), ele não vai correr esse risco. Era o que se tinha um tempo atrás, quando os juros estavam muito altos.
E como ele trabalha na economia real, essa é a única forma VERDADEIRA de gerar RIQUEZA. Pois você agrega valor em algo, produz VALOR.
E o que é renda fixa? Nada mais é do que uma remuneração pelo custo oportunidade. Seja pensando que você deixa de gastar agora para gastar no ORUTUF e merece ser recompensado por isso.
O que é inflação? No meu ponto de vista é o mercado regulando a capacidade produtiva de um país/grupo/região levando em conta uma série de variáveis (algumas controláveis outras não).
Se o Brasil só sabe plantar cana, não agrega valor, não aumenta produtividade, não faz absolutamente nada diferente, porque a moeda dele deveria valer o mesmo de um país industrializado que cada dia mais desenvolve tecnologias e valores agregados em seus produtos. Qualquer celular hoje é mais potente que os computadores que levaram o homem na lua.
Então, cada vez mais o Brasil vai ter que cortar MAIS cana para comprar um único iphone. Isso não é só produtividade, tem muitas coisas envolvidas, mas é só um exemplo.
Como é medido o IPCA no Brasil?
Alimentação e bebidas (23,12%)
Artigos de residência (4,69%)
Transportes (20,54%)
Comunicação (4,96)
Despesas pessoais (9,94%)
Habitação (14,62%)
Saúde e cuidados pessoais (11,09%)
Vestuário (6,67%)
Educação (4,37%).
Repare nas porcentagens. Você gasta 23,12% do seu salário em comida?
Gasta 20% do seu salário em transporte?
Se esmiuçarmos o índice, você vai perceber que arroz, feijão e gasolina/diesel influencia MUITO no índice como um todo.
O problema é que, via de regra, a gente não tem a inflação EXATA do IPCA.
O SEU ÍNDICE INDIVIDUAL de inflação tende a ser BEM DIFERENTE do IPCA (com grandes chances de ser acima). Logo se você tem um gasto regulado por uma % que é maior que o IPCA, se você for remunerado pelo IPCA você na verdade ta corroendo seu poder de compra pelo tempo.
Perceba que fiquei todo esse tempo aqui pra te explicar que Renda Fixa NÃO É ATIVO DE ECONOMIA REAL. Renda Fixa dificilmente paga a inflação e via de regra só te traz "lucro" de fato quando a inflação está baixa pois quanto maior a inflação maior será a alíquota de imposto sobre o seu "lucro".
Logo, você pode investir na RENDA FIXA que QUISER, seja ela IPCA, CDB, Bonds ou Debenture, o que quiser. Você NUNCA PRODUZ RIQUEZA na renda fixa, você só reajusta.
Dá pra ficar rico colocando dinheiro na poupança, mas é única e exclusivamente pela soma dos montantes poupados, não pelo ativo gerando valor e crescendo pra você.
Renda fixa hoje, pra mim, nada mais é do que um ativo que infelizmente temos de ter para garantir liquidez, seja em períodos de crise (e não precisar vender ações na baixa), por esse motivo mantenho uma porcentagem alta do patrimônio em Renda Fixa, porque tenho o objetivo de me proteger caso eu perca o meu emprego, possa me virar anos a fio sem ter que vender ativos reais.
Por: Rincewind