Olá meus irmãos, achei os vídeos do Bastter através do Youtube e fui estudando pouco a pouco a sua filosofia e me deparei com minha situação de gerenciamento de patrimônio pessoal nitidamente fora dessa filosofia. Tendo em visto isso, achei interessante criar um tópico relatando minha situação financeira atual e escutar conselhos para o endireitamento de minhas finanças. Vamos lá.
Tenho 37 anos, sou casado e tenho 1 filho de 2 anos, aqui em casa somente eu trabalho para o sustento, decidimos que minha esposa no momento iria dar prioridade no cuidado do nosso filho e do lar (isso foi um acordo feito entre dois adultos, ambos concordando).
Exposto isso chego num embate psicológico do absurdo que deixei chegar meu patrimônio, com 45% jogados em CDBs de 3-7 anos grande parte de bancos pequenos e perigosos. São 120% do CDI aqui, IPCA+6% ali e 13% acolá (está bem pulverizado assim, um pouco de cada na média nessas taxas)
Sabendo agora que renda fixa não é renda, pois não produz nada, eu fico agora no ânimo de estudar mais a filosofia Bastter, e realocar meu capital da seguinte forma:
-60% renda fixa como reserva de oportunidade para quem sabe uma grande queda no mercado, visto que lá em 2020 eu entrei pesado e logo tudo desabou, então quero começar aos poucos essas transferência. No futuro quero setar indefinidamente 50% em renda fixa, mas como eu disse agora eu não sou louco de investir uma pancada em renda variável.
-20% boas ações brasileiras
-15% boas ações americanas
-no máximo 5% em FIIs de tanta raiva que tenho desses fundos, e só FIIs de tijolo é claro hahahah..
Pretendo aplicar daqui para frente somente em Tesouro Direto e ações, focar nisso. Ai irão surgir outros questionamentos que acredito não ser aqui o local, que seriam, quais empresas comprar ações? Que empresas são lucrativas hoje e daqui 15 anos para eu poder comprar e não ficar olhando cotação, só enchendo o patrimônio aos poucos por anos? Mas isso vocês não podem me ajudar pois não dão recomendações de investimentos, ahhhhh como eu queria viu, mas não vai rolar não é hahahaha.
O que me aconselham meus nobres irmãos, estou apto a sugestões, podem ficar livres para me alertar, ensinar, puxar orelha.
Grande abraço.