Bom dia pessoal,
Hoje eu estava refletindo na minha virada de chave profissional (que foi anterior a eu conhecer o Bastter, curiosamente). Queria relatar um pouco pra vocês e talvez ajudar quem esteja pensando em fazer o mesmo.
Em 2021 eu trabalhava em uma famosa multinacional americana de automóveis. Eu era coordenador lá, mas minha vida era um inferno. O modelo de gestão é completamente atrasado, e pra variar existe uma distância imensa (literalmente) entre o que o RH prega no linkedin e o que acontece na realidade. Literalmente pq o RH era uns 900 metros distante da operação, e a galera lá ficava o dia todo no ar em reunião e não se importava bulhufas com o caos na fábrica.
Soma-se a isso uma complexa relação sindical na qual eu caí de paraquedas e que eu com certeza não me sentia confortável. Começou a ser muito comum pediram coisas absurdas pra eu fazer, claramente com a intenção de me colocar na linha de frente pra aguentar porrada de sindicalista enquanto defendo interesses alheios (muitas vezes não eram nem interesses da empresa, era do gerente ou gestor da área mesmo).
Resolvi que queria sair dessa vida de mesbla e tomar o protagonismo da minha carreira. Eu sou engenheiro de formação e sempre fui muito bem com números, mas a área de programação me dava um pouco de medo. No meu último semestre lá, comecei a usar os recursos da empresa para montar pequenos fluxos e programinhas de otimização. Simultaneamente a isso, procurei por vagas em empresas de tecnologia, mesmo que não fosse como Ti.
Encontrei uma vaga em uma empresa muito boa de pagamentos que, na entrevista, fiquei sabendo que usava um software de dados chamado Databricks ( que é muito bom por sinal). Eu entrei como analista (um downgrade de coordenador) mas minha mentalidade era: eu vou aprender SQL e Python com o databricks, eu vou resolver problemas das pessoas, eu vou me tornar um profissional melhor e vou retomar o controle da minha vida.
Com um ano lá, me aproximei do depto comercial e comecei a resolver o problema deles com SQL e Python. Me fudi pra *** mas aprendi. Depois de alguns meses eu achei q estava preparado para o meu real objetivo (vagas internacionais em engenharia de dados). Comecei a aplicar, ganhei experiencia nas entrevistas (mesmo as que eu não passava) até que meu momento chegou: O primeiro contrato pra fora trabalhando como eng de dados, remoto e ganhando em dólar. Isso no início de 2023.
Hoje ja estou no meu segundo contrato, bem melhor que o primeiro. Eu ganho, sem exageros, 4x mais do que eu ganhava como coordenador de multinacional. E é full remoto. Sábado estou indo pra liverpool ficar 1 mês com minha esposa que vai fazer intercâmbio de inglês. Tudo isso porquê em um determinado momento eu dei um basta no BUCHETTI e retomei o controle da minha vida.
É isso, espero que inspire vocês também!