De quando em quando, postam no site matérias e links de jornais de pessoas que caem em golpes, gente que tomou cano da previdência, tem problemas com apostas, ou coisas assim.
Em uma interpretação gentil, eu gosto de achar que são posts de alerta para algumas pessoas, tentando exemplificar algumas das ideias que o site tenta transmitir: não se meter em rolo, não buscar a grande cacetada, ter medo de oportunidades etc.
Mesmo interpretando dessa forma, e, por isso não apago os posts, muitos usuários da bastter.com respondem de uma forma que não permite uma interpretação gentil:
"tem mais é que se f****"
"é um otário pedindo por um golpe"
"são iludidos e tudo mais"
"São gananciosos e por isso tem que se ferrar"
Já tem um tempo que eu só respondo esses tópicos com o podcast "coro da morte".
Bode do Bastter - #236 - O coro da morte
Ver outrosTambém poderia colocar esse, mas se não ouvem o primeiro, não vejo porque colocar o segundo:
Bode do Bastter - #226 - Raiva na internet
Ver outrosMas resolvi fazer esse FAQ para publicar junto
Então deixa eu contar uma coisa...
O erro do outro não te faz certo.
Ninguém é melhor porque alguém fez algo errado, ou porque alguém está em uma situação pior que a sua.
A existência de pessoas em situações piores que eu não diz nada sobre a minha vida, nem transforma as minhas ações em certas.
A ação de cada ser humano só pode ser avaliada nos efeitos de sua própria vida.
Enfiar o dedo na miséria alheia não te faz de forma alguma uma pessoa melhor.
Quem se arrebentou em uma situação dessas vai ter as complicações dela em relação a isso, e, concordo com o @bastter, que sem uma reflexão profunda dos próprios erros acabará caindo em outro golpe.
O mesmo vale para quem comenta dessa forma, rir da desgraça do outro, se colocando de forma superior só serve para escondendo as próprias dificuldades.
Boa parte das pessoas que estão nesse site em algum momento estavam atrás da grande cacetada. Muitos fizeram trade em algum momento, muitos acreditaram na previdência, muitos fizeram rolo com algum ativo.
Todo mundo tem um vício ou outro.
Todo mundo comete um erro aqui ou ali.
Apontar o dedo para um pessoa que errou de forma trágica e teve problemas sérios com isso não nos faz uma pessoa melhor, uma pessoa blindada de erros. Nos faz uma pessoa pior.
Não apenas uma pessoa pior, mas uma pessoa que se cega para os próprios erros. Que por acaso do destino não aconteceu o pior. Ou ainda não aconteceu.
As únicas coisas positivas que podem vir de uma matéria desse tipo são:
Uma reflexão pessoal de agradecimento, por não estarmos nessa situação apesar de todos os nossos erros.
A humildade de refletir sobre a própria vida e tentar entender onde podemos melhorar.