Boa tarde, venho fazer um relato da seguinte situação: no mês de Janeiro/2024, acabei adquirindo uma casa, no qual foi consultado toda documentação necessária para fazer a compra, após advogado dizer que está tudo ok, fiz o contrato de compra e venda, procuração, quitações, recibos e escritura, no qual foi comprado a vista, hoje a escritura está registrada em meu nome e a matrícula nova também atualizada no meu nome com total quitação, até ai tudo ok.
O que vem ao caso é o seguinte, comprei a casa com intenção de alugar ela, porém quando foi comprada, o irmão da mulher que me vendeu estava morando na casa pagando aluguel para ela. Antes da compra já estava sabendo disso, o combinado era ele ficar mais um mês e sair do imóvel. iria pagar este um mês de aluguel e tudo certo. Porém estamos em novembro/2024 e ele ainda está morando lá, no qual todo dia 10 ele paga o aluguel do valor como foi combinado, nunca tive nenhum problema com ele, porém não tem nenhum tipo de contrato nem nada, somente na palavra, ai decidi manter ele lá por que sempre pagou em dia e nunca tive problemas.
O que vem ao caso: posso me incomodar com isso? De alugar o imóvel para uma pessoa sem um contrato de aluguel, somente na palavra? Tenho medo que um dia ele possa fazer algum usucapião ou algo do tipo, por isso já quero me previnir em fazer um contrato com ele ou algo parecido, para evitar problemas futuros, ou de repente colocar em uma imobiliária e ele assina por lá, aos advogados de plantão, qual seria o melhor caminho?
Que venham as voadoras, já queria ter resolvido isso antes mas cada mês que passa acabo adiando para o próximo.