Então, eu fui num churrasco.....
Aquele típico: cheiro de carne na brasa, cerveja rolando, o tio que monopoliza a grelha fingindo que é o “Master Churrasqueiro” e, claro, a rodinha de amigos onde o papo parece inocente... até que vira uma sabatina da sua vida.....
Lá estava eu, tranquilo, quando um amigo começou a contar: “Comprei um carro usado por X, usei por 3 anos, e vendi por 1,2X!”
Antes que eu pudesse processar a humilhação, veio o tio do loteamento: “Ahhh, comprei um terreninho ali, e o preço já DOBROU! Tudo isso em uns poucos X tempos!”
O tema da roda? Carros.? Imoveis ? Investimentos?........ Nem na pauta, ninguém falava de investimentos, apenas uma conversa sobre as coisas da vida........ninguém tinha intenção de cutucar ninguém.............
Mas, de repente, aquilo começou a ressoar na minha mente:
“Até quem comprou carro velho tá ganhando mais que eu! Até quem financiou um lote de construtora tabajara tá me dando um banho!”
Voltei pra casa com esse papo
churrasqueirístico martelando na cabeça.........
A verdade é que eu sempre tive uma ideia geral dos preços dos ativos da minha carteira. Poxa, compro todo mês, não tem como ser tão desligado, né? Mas hoje, seduzido pela ansiedade (e talvez por umas 3 latinhas a mais), fui olhar tudo de perto. E aí veio o baque:
Eu tô pior do que eu imaginava. Bem pior, mas muito pior mesmo.....
Sabe aquele momento em que você se olha no espelho e percebe que não é o investidor zen que pensava ser?
Pois é. Sempre me achei firme, estilo
“eu sou buy and hold, nada me abala, tudo é pro longo prazo, blá blá blá”. Mas a verdade bateu forte:
“Buy and hold é dificil para cacete!
O buraco é mais embaixo, meus amigos. Bem mais embaixo. Hoje eu lembrei de um áudio do Bastter, aquele onde ele fica repetindo:
“TE MALTRATA, TE MALTRATA, TE MALTRATA!”................
Preciso ouvir esse áudio de novo. Preciso que ele me sacuda. Porque, sinceramente, hoje eu tô fraquejando.
Se alguém souber onde achar esse vídeo, áudio, ou até um bode pra ouvir junto comigo, manda aí. Porque a maré tá braba, e eu tô precisando daquele tapa na cara de realidade.