Vi os posts recentes sobre o uso de IA para praticar conversação, e pensei em compartilhar uma recente descoberta. Eu já conhecia o app Babbel, que como todos os apps para ensino de idiomas, nunca me chamou a atenção. Mas recentemente descobri um serviço que eles passaram a oferecer recentemente, que me chamou a atenção: o Babbel Live.
No Babbel Live, por um preço fixo, você pode fazer aulas de inglês, francês, italiano, espanhol e alemão à vontade. Sim, você pode fazer quantas aulas quiser/conseguir fazer, de todos esses idiomas, pagando um só valor.
Existem duas modalidades de aulas: em grupo de até 6 alunos, com duração de 55 minutos cada; e individual, com duração de 45 minutos cada aula. Todas as aulas seguem uma estrutura similar. As aulas vão do nível A1 até o C1, todas com um PDF contendo um tema, alguns exercícios orais de vocabulário, depois apresentam um tópico de gramática, com mais exercícios. As aulas tem um enfoque maior na conversação, principalmente nos módulos mais avançados.
Assinei o serviço no começo de outubro, e só no primeiro mês consegui fazer 30 aulas no total, em italiano e francês, e estou gostando muito do serviço. Os professores são nativos em sua maioria, até hoje acho que só peguei um professor de francês que não é nativo, mas que mora há anos em um país francófono.
Eu assinei o plano individual, que me permite fazer aulas tanto individuais quanto em grupo. Existe o plano para somente aulas em grupo, que é um pouco mais barato, mas acho que pela diferença, vale a pena o plano individual.
As aulas em grupo têm a vantagem de poderem ser agendadas a qualquer momento. Se houver uma aula iniciando em 5 minutos, e houverem vagas disponíveis, você pode reservar e entrar na aula. E as aulas programadas acontecem mesmo que só você tenha reservado. Nesse caso acaba sendo uma aula individual, com duração de aula em grupo.
As aulas individuais requerem maior preparação, com agendamento antecipado. No francês, por exemplo, vi que é necessário reservar com maior antecipação que no italiano. Não é possível reservar aulas individuais para o mesmo dia. Porém com as aulas individuais é mais fácil seguir o plano de estudos, e fazer as aulas na ordem. Com as aulas coletivas, você fica a mercê das aulas que estão sendo oferecidas no horário em que você estiver disponível.
De qualquer forma, indico conferirem o serviço. Ao fazer a conta gratuita na Babbel você tem direito a fazer 2 aulas em grupo de graça, para testar. E com a Black Friday chegando, é possível que consigam um bom preço pelo serviço depois.
TL/DR: Indico a Babbel Live para aulas online de inglês, espanhol, alemão, francês e italiano com professores nativos por um preço muito acessível.