Olá pessoal,
Atualmente trabalho como desenvolvedor de software, contratado como PJ, sendo full time em uma empresa canadense e part time em uma startup brasileira. Os fundadores dessa startup, que é uma LTDA com cerca de 10 pessoas (2 sócios), me convidaram para assumir o papel de CTO (não se apeguem ao nome), com pró-labore e participação nos lucros.
A oferta é interessante, mas tenho algumas preocupações. Como sócio minoritário, em que medida posso ser responsabilizado por eventuais dívidas ou problemas legais da empresa?
Há como participar dos lucros ou ter um tipo de ‘equity’ sem me tornar sócio formalmente, evitando assim potenciais ônus legais? Estou buscando alternativas contratuais mais seguras e gostaria de ouvir opiniões, conselhos ou experiências de quem já passou por algo parecido.
Qual o melhor caminho para assegurar meus direitos e limitar minha exposição? Em outras palavras, como limitar o ferro?
PS:
- A empresa é boa, imagino que estejam em uma posição confortável porque atualmente me pagam (por hora) o mesmo que a empresa canadense.
- Mencionei dívidas e problemas legais mas isso não significa que esses existam. Estou aguardando mandarem todas as informações contábeis antes de qualquer decisão.
A resposta final evidentemente será:
consulte um bom advogado e um bom contador.
Eu entendo e concordo, no entanto eu gostaria de saber sobre as alternativas por conta própria, já contratei advogados em revisão de contratos no passado e não tive boas experiências. De qualquer forma, não fico confortável para confiar 100% em um terceiro para algo assim e gostaria de ter o meu próprio viés antes de ajuda profissional.
Obrigado e bom fim de semana!