Link para o FAQ- Acompanhamento profissional
- Uso de medicamentos que auxiliam a parar prescrito por um médico que estiver acompanhando
- Esporte de competição
- Não falar para ninguem a não ser alguem muito próximo que voce saiba q vai mesmo ajudar
- Abandonar os hábitos q levam ao cigarro
- Saber que vai sofrer e aguentar
- Se for fumar, nao fume, ache algo para fazer quando bater a vontade, mude o foco, pode ser até postar aqui e esperar a ajuda do pessoal, vá dar uma volta, vá fazer um esporte, a vontade passa.
- Para alguns funciona marcar uma data para parar de fumar
- Identifique os hábitos que levam a fumar ou que vão junto com o cigarro e se afaste, aquela cervejinha, o café, aquela pausa na varanda...
- Evitar o stress ao máximo
- Meditar e atividades relaxantes funcionam para alguns
- Afaste-se dos amigos fumantes, pelo menos por um tempo
- Hoje não - condicionamento do A.A.
- Fazer uma postagem em ME AJUDA na Bastter.com
Depoimento do @P_S
1- no começo a sensação é a de perder um amigo querido que está com vc nos bons e nos maus momentos da vida (grande amigo da onça)
2- tenho a impressão que depois dessa fase o cérebro começa a entender que não adianta ele tentar te engambelar, você não vai mais fumar e pronto acabou, e daí vem a melhor sensação que existe: a liberdade. Quantas vezes a gnt deixa de fazer ou aproveitar algo por conta do tabagismo? Ou ficamos presos a isso, em um ambiente familiar por exemplo temos que sair toda hora por causa do bendito. Voltamos fedendo, ofegantes e com o dente amarelo. Grande amigo.
3- A melhor coisa é parar, esquecer e tocar a vida. Não adianta muito ficar lendo, vendo video, participando de grupo. Por experiencia própria, é pior (pelo menos pra mim foi).
Tudo isso pode ajudar antes da decisão de parar. Parou, foca em esporte, trabalho e família.
Nos primeiros dias eu dizia pra mim mesmo que ia adiar até as 18h da tarde (horário que saia do trabalho). 18h ia correr. Isso por si só ja fazia eu ir adiando até as 20h aproximadamente (até chegar em casa, tomar banho, jantar, parar de ofegar). Aí era fácil segurar mais 2 ou 3 horas.
4- Isso talvez possa parecer estranho, mas... Nos primeiros dias, uma coisa que me ajudava muito na fissura era pegar uma caneta sem o tubo (um canudo seria mais higiênico) e deixar por perto, principalmente nos horários em que costumava fumar. Quando batia a vontade forte eu 'fumava a caneta'. Respirava bem forte como se estivesse fumando e sentia aquele ar limpo entrando no meu peito. É um exercício de respiração e ao mesmo tempo alimenta o vício psicológico do movimento mecânico de fumar.
Com o tempo fui parando com isso também.
5- Hoje, exatamente 82 dias sem eu posso contar nos dedos as vontades fortes. Na maioria das vezes não duram 1 minuto. Geralmente estão associadas às bebidas alcoolicas, por isso eu sugiro evitar no começo.