Link para o FAQ...
1- Nenhum estudo por parte de quem vende, é valido. Não que seja necessariamente "mentira", mas eles podem fazer 10 estudos, se 9 derem errado, publicam o único que deu certo - porque o interesse é a venda.
2- Suplemento não deve ser tomado SE NÃO FOR INDICADO por um profissional de Saúde. As indicacões variam, as doses variam, os efeitos colaterais em cada pessoa variam.
3- Deve-se evitar ao máximo qualquer produto químico. Se você está doente e precisa de remédio, fale com seu médico. Somente ele pode prescrever medicamentos.
4- O ser humano NORMAL não precisa de suplementação. Se alimentar "mais ou menos" (nem precisa ser suuuper saudavel) já vai ser suficiente para suprir as necessidades do corpo.
5- O ser humano que se exercita normalmente (em torno de 3 a 12hs por semana), não precisa de Suplementos. Só se alimentar "mais ou menos" bem.
6- O Suplemento, em certos casos de atletas NÃO profissionais, pode te dar até alguma vantagem a mais. "Alguma vantagem", NÃO "muita". Por EXEMPLO, se vc malha pesado musculação e se "entope" de Suplemento Proteico (whey, bcaa etc...), PODE SER que ganhe 0,5cm de circunferência a mais de braco (por efeito placebo ou não). Ok ... QUAL A VANTAGEM disso em relação a uma REAÇÃO ADVERSA, ou até uma hepatite tóxica ou sobrecarregar os rins?
7- O Suplemento normalmente não muda em nada sua vida, só te faz gastar mais dinheiro e se expor a produtos químicos. Quando te dá "alguma" vantagem, se é que possa te dar, se é que dentro do pote venha o que realmente eles dizem que tem, se é que você se exercita muito forte para ter possível ganho com o Suplemento, se é que você nao terá nenhuma reacao ou intoxicacao.... qual a diferenca que vai fazer de bom para sua vida?
8- NÃO SOU CONTRA SUPLEMENTOS - Só acho que são usados indiscriminadamente sem indicação especifica - MAS VOCÊ QUER USAR DE QUALQUER MODO? Procure um médico, faça exames para ver como está seu Figado e Rins (além de Glicose, Colesterol etc porque pode influenciar também dependendo do Suplemento que tomar), e só tome com INDICAÇÃO do Profissional de Saúde que cuida de você.
Mauro Jasmin
- Compilação sobre estudos e resultados dos diversos suplementos por Stoic:
Fazer uso de suplementos alimentares sem supervisão é assumir um risco desconhecido, usando sem saber medicamentos com de alto risco, sem saber ao certo se haverá qualquer ganho de performance para o caso específico de cada atleta.
Por terem regras mais brandas de fiscalização os suplementos invariavelmente são implicados em estudos que questionam seus componentes. Em 2018 o JAMA publicou uma revisão de vários suplementos usados para melhora de desempenho sexual, perda de peso e ganho de massa muscular. Dos vários avaliados 776 tinham fármacos escondidos em sua composição.
Os estimulantes sexuais tinham Viagra.
Os de perda de peso tinham sibutramina.
Os de ganho de massa tinham esteroides.
Mais uma vez a ilusão de risco zero faz com as pessoas assumam risco maior.
Um outro problema é que o que diz o rótulo raramente condiz com o que realmente tem no produto. A proteste faz avaliação de marcas de whey protein e a composição de proteínas e carboidratos chega a variar mais de 100% do que diz no rótulo.
É bem provável que quando um suplemento diz ter X gramas de proteína seja mentira. Mas vamos supor que realmente tenha e que se encontre um suplemento que entrega 100% do que diz no rótulo. Esse suplemento é eficaz e livre de riscos efeitos colaterais como as pessoas pensam?
Creatina tem evidência de funcionar em exercícios de força os de performance não melhoram. Efeitos colaterais como ganho de peso (aumento da retenção de água), mobilidade articular reduzida e cãibras musculares são comumente relatados por quem utiliza. E 30% das pessoas simplesmente não responde nada a ela e não vão aumentar o nível de depósito de creatina muscular com o suplemento.
Whey protein, uma meta-análise de 2018 observou um pequeno-médio efeito ergogênico temporal, acelerando a recuperação da função muscular após o treino resistido, os estudos utilizados no entanto, são de baixo nível de evidência e é difícil determinar o papel de fatores de confusão como as características dos atletas estudados. Uma outra revisão da BMJ onde a maior parte dos suplementos era proteina de soja ou whey demonstrou ganho de força e tamanho do músculo apesar dos estudos serem muito heterogêneos entre si o que dificulta a análise. Mais estudos ainda são necessários para determinar se realmente tem efeito benéfico e se não há risco.
BCAAs não tem estudos de alto nível que comprove sua eficacia. Quando comparados com alimentação com carne não há ganho da suplementação. Um peito de frango tem o equivalente a 7 tablets do suplemento e é muito mais barato. Vegetarianos conseguem consumir esses aminoácidos com a combinação certa de vegetais, castanhas e grãos.
Arginina, os fabricante dizem ter efeito sobre secreção de hormônios do crescimento mas na dose que vendem esse efeito não existe. Sessenta minutos de exercício moderado a intenso tem efeito maior na secreção do hormônio. Esse suplemento causa ainda efeitos colaterais gastrointestinais.
Beta-alanina e carnosina, outro suplemento que pode ser completamente substituído por carne (custo bem menor). Tem evidência de ganho de performance em exercicios de curta duração (30 s a 10 minutos), além disso não há evidência.
Carnitina tem evidência muito limitada de funcionamento, e os estudos não avaliaram performance ou ganho de massa e sim se os depósitos de carnitina aumentam com suplementação. Para esse depósito aumentar seria necessária dieta com grande quantidade de carboidratos e suplementação por longo tempo. Nem precisa dizer que isso não é vantajoso para a maioria das pessoas.
Entre os antioxidantes o nitrato parece ter algum efeito de melhora de performance. Mas não tem protocolo com o suplemento, não se sabe quais exercícios se beneficiam com eles e qual é a dose necessária. O consumo de vegetais já oferece nitratos e alguns atletas usam suco de beterraba como fonte. (Obs: cuidado para não confundir nitrato com nitrito, este segundo pode ser tóxico)
Fosfato, a suplementação pode beneficiar participantes em eventos atléticos de alta intensidade de dois a oito minutos de duração, eventos de resistência e possivelmente esportes intermitentes de alta intensidade. Os efeitos colaterais de curto prazo tipicamente envolvem problemas gastrointestinais e os de longo prazo podem ter efeitos na saúde óssea, na função renal e no sistema cardiovascular.
Glutadiona, glutamina, glutamato, cisteína, citrulina, colostro, butirato de hidroximetil e betaina tem evidências muito limitadas e não reprodutíveis ou nem foram estudados
Nenhum desses suplementos tem avaliação de seus efeitos em longo prazo e os estudos em curto prazo quase sempre foram feitos em atletas de performance mais alta do que a da população geral. A maioria dos estudos existentes são de curta duração e simplesmente não há dado suficiente para determinar se a suplementação por longos anos não traz efeitos graves.
A chance de alguém sem supervisão escolher um suplemento que realmente funcione para o caso dele, para o esporte ou atividade que prática e que não seja contaminado com fármacos que podem causar efeitos colaterais beira zero. Suplementação deveria ser levado mais a sério e só deveria ser feita por recomendação de um profissional de saúde que conhece o assunto.
Most supplements are not worth your time. But that doesn’t mean they are all a waste. Some products — such as protein and creatine — have enough evidence to feel confident that you’ll likely see benefits without much (or any) risk.
But, even when you buy the right ingredients, you might still get the wrong result. A recent study found that many supplements lie about what’s on the label. And it’s worse than it sounds.
The researchers reviewed 57 different supplements and found that 40 percent didn’t include any ingredients on the label. Nearly 50 percent listed inaccurate amounts, and 12 percent added illegal substances. Only 11 percent of the products reviewed had the correct quantity.
Presence and Quantity of Botanical Ingredients With Purported Performance-Enhancing Properties in Sports Supplements | Complementary and Alternative Medicine | JAMA Network Open | JAMA NetworkFontes:
1)
https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/27064962)
https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/bem-estar/teste/whey-protein3) Creatina:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/12485548/4) Arginina:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/24418244/5) Beta-alanina:
https://bjsm.bmj.com/content/51/8/6586) Carnitina:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/212242347) Butirato de hidroximetil:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19387395 8) Fosfato:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/206064209)
https://www.uptodate.com/contents/nutritional-and-non-medication-supplements-permitted-for-performance-enhancement?source=history_widget#H77475404310) Whey:
https://www.mdpi.com/2072-6643/10/2/221/htm11) Whey:
https://bjsm.bmj.com/content/52/6/376.long#DC4Mais sobre isso
“Suplementos”, Anabolizantes e Vitamina D na Saúde dos Rins! - Saúde & Esportes - Bastter.com