Prezados colegas foristas, boa tarde. Feliz ano novo de antemão.
Gostaria de aproveitar que aqui na Bastter, pessoal entende MUITO sobre TUDO e tentar resolver uma dúvida que vem me "assombrando" tem algum tempo.
Como já divulgado em outro post, o qual eu atualizarei em breve, estou numa saga pra construir a minha casa própria, com dinheiro honesto, suado, trabalhado sem me endividar.
Tive diversos percalços, um deles foi na parte elétrica. Felizmente, encontrei um eletricista que, além de honesto, métodico e muito bom em seu trabalho, acabou virando um amigo pessoal.
Estou na fase de acabamento e ele recebeu o projeto de iluminação feita pela arquiteta, que foi escolhida por indicação de amigos.
A relação com a arquiteta tem sido bastante atritosa, uma vez que o combinado era elaboração de projeto e auxilio na execução, mas o foco dela é em, basicamente, cotar materiais/serviços em fornecedores indicando onde comprar/fazer os serviços. Claramente, na minha opinião de médico (não sou da área de construção) um conflito de interesse. Não somos contra indicações nem apoio nesse sentido, mas teve coisas (como por exemplo a parte de porcelanato) que conseguimos em lugar de mais confiança (rede maior, com garantia / etc) com preço 40% menor do que o lugar indicado, comprando inclusive os mesmos itens.
Independente disso, o eletricista me disse assim:
"Olha, te considero um amigo, meu objetivo não é desmerecer ou criticar o trabalho de ninguém, mas conversa com sua arquiteta pois existem novas opções no mercado que poderão te atender de forma melhor, mais atual, com menos manuteção e possivelmente até preço mais barato." Ele deu a entender que o projeto está "outdated" por ser de 2020.
O impasse começou quando conversamos com ela, sem citar a critica dele, perguntando se haveriam novas opções etc e a idéia foi totalmente rechaçada sem muito mais condições de prosseguir nesse assunto.
O problema é que: eu e minha esposa temos ZERO expertise nessa área, não faço a mínima idéia do que significa.
Resumindo: gostaria de perguntar, aos prezados foristas que possuem conhecimento na área, se olhando o projeto consideram ele bom / adequado, se realmente está "ruim" ou "defasado" ou coisa do tipo, para eu definir com minha esposa se contrataremos novamente outro profissional para realizar isso ou se podemos dar seguimento desta forma.
Qual é o nosso receio? Não é a questão estética em si, mas a questão funcional: muitos spots de lâmpada numa sala com pé direito de 5 metros me parece uma manuteção frequentre absurda e complexa: não vou subir trocar lâmpada a 5 metros de altura nem fod*#&, então precisarei contratar alguém. Nesse contexto, se ficar muitas lâmpadas queimando sempre > manutenção constante.
Ps.: o pé direito foi idéia da esposa, como todo bom marido que permanece casado, ela quem definiu isso e eu só fiquei quieto. Já está pronto, não dá mais pra voltar atrás.
Obrigado desde já a quem puder e se dispor a me ajudar.
Ver mais