E ai pessoal, td certo?
A dúvida é a seguinte: Vou retirar todos os meus investimentos em ações e fii's para quitar o financiamento que temos no carro e apartamento. Pro ap vai faltar pouco pra quitar 100%.
Atualmente eu estou com mais prejuízo do que lucro nos 2 investimentos e eu tive duas respostas pra minha duvida, por isso vou compartilhar aqui.
Retirada acima de 20k tem IR, mas um cara do bancao falou que como tenho mais prejuizo do que lucro eu não tenho que pagar IR da operação mesmo passando de 20k.
Já o camarada de uma corretora disse que mesmo tendo mais prejuizo do que lucro eu tenho que fazer a darf.
Como nunca fiz esse movimento, até hoje eu só aportei e nunca fiz retirada, estou meio perdido nisso.
Agora o "desabafo" hehehe
Cada um tem seu tempo e sua hora. Acompanho o forum a algum tempo e já havia entendido que nao faz sentido investir se tem dívida. Mas, (pra mim) saber disso não necessariamente foi o suficiente para tomar a atitude "correta" e fazer esse movimento lá atrás.
Para além da matemática, existe a questão emocional e isso, cada um vai ter o seu tempo de maturidade para tomar as atitudes que julgamos ser a mais correta. E que a atitude correta tb vai mudar de acordo com o tempo e o tanto de estudo e aprendizado que nós conseguimos absorver.
Digo isso, pois em vários momentos nessa curta caminhada que iniciei, já fiquei mto ansioso por não saber se estava correto ou não, o desejo de antecipar o futuro para conseguir o que desejo mais rápido, etc.
É um pouco clichê, mas as vezes temos que passar por algumas situações que não adianta falarem pra fazermos isso ou aquilo, vamos ter a nossa própria experiencia, mas claro, sempre tive muito controle sobre minha vida financeira e nunca dei um movimento que nao pudesse concluir, mas com a cabeça de hoje possivelmente poderia fazer escolhas diferentes. Mas será que se eu não fizesse todas as escolhas que fiz até agora, eu estaria aqui neste momento?
Acredito que isso seja a nossa evolução e aqui nos ajuda e muito! Sou muito grato!
Grande abraço!