Desculpa pelo grande texto, não era a minha intenção.
Aqui na comunidade ficou "meio" que subentendido que ajudar quem não quer ser ajudado é por puro ego da pessoa que está querendo ajudar. Pois afinal,
a porta so abre por dentro.
Mas tenho vivido um caso bem complicado no circulo familiar.
Minha sogra foi diagnosticada, com transtorno
bipolar, no começo de 2020, mas ela nunca se tratou de forma adequada, pois pra ela, ela é normal.
Desde então, devido a não se tratar, ela piorou e muito, e em
2023 começou a apresentar sinais de
esquizofrenia, houve um dia que ajudei eles, o casal, a resolver um problema no excel, eles tem uma pequena empresa, e ela achou que estavamos tramando contra ela e achou que estavamos a perseguindo, ela sumiu e voltou no outro dia, acho que dormiu na rua, coisa do tipo. Aqui aconteceu, pois era um problema bem simples de macro, resolvi em menos de 3 minutos, ela achou então que literalmente estavamos tramando contra ela e eu era o culpado, foi assustador a situação.
Em
outubro/24 fizemos uma autoavaliação, sabemos que não é o correto - mas lembre-se, ela não quer ajuda alguma e é normal - nesse dia por ela estar mais tranquila ela até ajudou a montar, pois estava lucida no dia, e todos os sintomas de
esquizofrenia bateram:
* alucinação, ela olha para nós e vê outra pessoa;
* pensamento e
falas totalmente
desorganizadas, não consegue montar um frase, quando em surto, e também não entende frases simples como "
tenho que ir ao mercado, dona Fulana", ela responde "
não entendi, o que você quer dizer com isso?";
* isolamento social, sempre que qualquer parente vai em sua casa, ela tem surtos assustadores, se vai ao parque logo quer voltar embora, se vai ao mercado é a mesma coisa;
* apatia, nada lhe da ânimo;
*
Alterações no humor; enfim,
n sintomas.
Minha esposa não aguenta mais, tal como meu sogro, pois perdem dias para tentar ajuda-la, prejudicando-os a si mesmo, ambos são autonomos, mas no final do dia todo mundo está errado e ela, sogra, está certa e bem.
Não quer se tratar de jeito algum, e a cada semana está piorando rapidamente. Antes tinha
dois surtos por
mês, hoje já são
3 a
4 por
semana. Meu sogro está totalmente perdido e literalmente a um fio para largar o casamento, familia está ruindo. Infelizmente a pouca luz no final do túnel.
O que fazer? Internar a força? Eles já conversaram inúmeras vezes entre eles, e até eu já participei. Tem dias que ela aceita e até faz uma ou outra terapia, inclusive em uma delas, ela saiu no meio da sessão. Já teve diversos surtos que ela fugiu de casa e apareceu no outro dia; uma vez a encontramos dormindo em baixo de um
viaduto, uma loucura total.
Parece que ela nunca irá entender e compreender a situação, a não ser que fique sozinha, separação e etc, e olhe lá. Sobre demais familiares, ningúem quer a bucha, infelizmente. Estamos tentando ajuda-la por
puro ego nosso? Pois afinal a
porta sempre
só abrirá por dentro?
** não sei onde linkar, acabei colocando em assuntos gerais.