Pessoal, boa tarde!
Já tem um tempo que me cadastrei aqui na bastter.com, mas nunca cheguei a me aprofundar muito sobre o assunto da previdência. Acompanho muito mais o bastter no youtube (toda semana), já tinha visto um tempo atrás sobre o porquê de não ter previdência privada e comecei a amadurecer a ideia de encerrar a minha.
Há mais de 10 anos trabalho em uma sociedade de economia mista em que há o aporte de 100% do patrão. Na época que entrei, era novo e leigo sobre o assunto e entrei porque as pessoas que estavam entrando na empresa junto comigo, e que na minha percepção naquele momento tinham mais entendimento do que eu, estavam entrando e falando que era bom e importante para o futuro. Hoje, conhecendo melhor o assunto, vejo que não é bem assim.
Depois de muito pensar e procurar entender o assunto, decidi cancelar a PP (não foi fácil). Assim, se possível, queria pedir uma orientação de vocês sobre o que ocorre com o saldo da PP, pois quando entrei em contato para solicitar o cancelamento e o resgate fui informado que só poderia receber quando do desligamento da empresa ou aposentadoria (daqui há 25 anos)! Vocês conhecem alguma normativa ou resolução que esclareça melhor o assunto? No regulamento do plano não está detalhado.
Outra coisa que encontrei procurando entender melhor o assunto é que é possível receber o valor do resgate de um PP fechada completo mesmo sem ter sido desligado. É possível isso? Tô achando que é rolo, porque quem informava oferecia uma consultoria para poder dizer como.
Agradeço, desde já, a atenção de vocês!