Olá pessoal, gostaria de expor uma situação e ouvir opiniões sobre a melhor forma de estruturar uma sociedade.
Temos um escritório de contabilidade familiar com cerca de 30 anos de funcionamento, aproximadamente 90 clientes e faturamento entre 40 e 50 mil reais mensais. No entanto, enfrentamos sérios problemas de gestão:
Funcionárias que demonstram comportamento insolente e possivelmente desviam dinheiro ou tentam captar clientes para abrir concorrência.
Um funcionário aposentado que recebe um bom salário, mas tem baixa produtividade.
Um sócio que não participa das operações, mas retira 8 mil reais mensais.
Insatisfação crescente dos clientes, levando à perda de contratos.
Diante desse cenário, buscamos soluções para revitalizar o escritório e encontramos três jovens profissionais com ambição de abrir o próprio negócio. Eles têm experiência e competência, e topariam se tornar sócios, mas com algumas condições:
Cada um teria 10% da empresa referente aos clientes antigos.
Cada um teria 16,6% da empresa referente aos novos clientes que trouxessem.
Nos parece uma proposta interessante para trazer sangue novo e eficiência ao negócio, mas queremos garantir que a parceria seja realmente justa e sustentável a longo prazo. Ressalto, que não temos experiência suficiente para tocar o escritório sozinhos, por isso precisamos dessa ajuda.
Quais seriam as melhores formas de estruturar essa sociedade para garantir equilíbrio e evitar problemas futuros? Alguma cláusula essencial que deveríamos incluir no contrato para alinhar interesses e evitar conflitos?
Agradeço desde já por qualquer insight ou experiência que puderem compartilhar!