Bom pessoal, recebi uma proposta para trabalhar em uma grande empresa, daquelas bem estruturadas/old school, que valorizam tempo de serviço, são um pouco burocráticas, mas pagam bem, e veio num timming um pouco estranho rsrs, conto a seguir:
O salário total, com benefícios, é cerca de R$11k/mês, e o trabalho é 100% presencial (o que não me incomoda no momento, mas ainda vai me incomodar). Tenho menos de 3 anos de experiência com dados (Data Engineering/Analytics) e, atualmente, não ganho mais que R$5k/mês somando tudo.
Essa empresa foca no longo prazo e estabilidade, com muitos benefícios atrelados à permanência. Desde o início das entrevistas, eu disse que queria ficar “pra sempre”, sem planos de sair, até pq entrevista é vender o peixe né, se n, como já aconteceu antes, posso ser pego pelo sincericídio.
A verdade é que em agosto (ou no máximo alguns meses depois), eu e minha esposa vamos morar fora por quase 2 anos na Austrália.
Não é um “sabático” no sentido tradicional, porque vou continuar trabalhando enquanto viajo.
Pelas minhas contas, minha esposa e eu teremos permissão de trabalho e conseguiremos economizar cerca de R$100k/ano mesmo viajando e vivendo. No pior cenário, voltamos com R$100k na conta.
Se eu ficar, posso economizar cerca de R$5k/mês e construir uma base financeira mais sólida no longo prazo.
Se eu for viajar, também vou economizar, mas ao mesmo tempo vou viver novas experiências, conhecer lugares, e minha esposa poderá aprender inglês e sair de uma área na qual está infeliz. Além disso, essa viagem seria nossa chance de curtir a vida juntos antes de começar a construir nossa casa/ter filhos, família. Tenho 29 e ela 25.
Alguém aqui já passou por uma situação parecida? Como foi a experiência?
Não estou pedindo recomendação se devo ou não devo, essa decisão já está tomada, eu vou, é um plano q temos há alguns anos.
Eu tenho experiência com trabalho no exterior, em alguns países como um adolescente mochileiro, mas agora será em casal e mais estruturado financeiramente.
Tenho uma boa reserva patrimonial, consigo me manter por 6 anos se parar de trabalhar mantendo o estilo de vida atual.