Link para o FAQ- Granola - Tem um aspecto e fama de saudável mas a grande maioria é bem junk cheio de gorduras de má qualidade e açucar. Tem de escolher muito bem para achar um realmente saudável
- Pão Integral - Além de pão a princípio não ser muito saudável a maioria dos pães em q está escrito integral só tem um pequeno percentual Integral e na verdade são bem junk com farinha não integral e açucar e tal. Para os menos ruins procure escrito 100% Integral. Só integral escrito não quer dizer nada.
- Sem Gluten - Se você não faz parte da pequena minoria que realmente tem intolerância a gluten esqueça isso. Colocam este nome e apenas substituem farinha de trigo que pode ser ruim por farinha de arroz que é bem pior. Alem do mais ta cheio de alimento ultraprocessado, cheio de açucar, etc escrito sem glutem. Sem Glutem só quer dizer sem gluten, não tem nada a ver com ser saudável. Tá cheio de comida bem junk que não tem gluten.
- Chips de Vegetais. Tá cheio agora nos supermercados aí a pessoa fala porra isso é bem mais saudável que um cheetos. Pode ser menos junk mas não quer dizer que seja saudável porque aí a pessoa acha que pode comer sem parar. Muitos são altamente processados, frituras de má qualidade, cheios de sal, etc. Uma coisa é escolher um menos processado, menos cheio de porcaria e dizer vou comer isso no lugar de um cheetos porque é menos junk, outra bem diferente é achar que é saudável e se encher daquilo.
- Light, diet, baixa gordura, baixa açucar, etc. Só ter estes labels não quer dizer saudável. Pode ser menos junk e as vezes por até nem ser junk mas tem de olhar bem os ingredientes. Cheio de coisa ultraprocessada cheia de porcaria com estes labels.
- Barrinhas de cereal e de Proteina. A grande maioria é totalmente junk. Olhe os ingredientes. O ideal é abandonar mas se quiser usar tem de escolher muito bem.
- Bebidas energéticas. Não são necessariamente junk mas tem de tomar cuidado porque são muito calóricas. Tem de usar somente em exercícios que duram horas.
- Bolachas "fit" (nesfit e outras)
- Preparados a base de café comumente encontrados em cafeterias comerciais (quando contiverem açúcares e outros aditivos adicionados)"
- Blaquet de Peru do supermercado
- Produtos vegetais para vegetariaanos que simulam carnes. Verifique os ingrredientes pois a maioria tem muita quimica, sal, etc e são ultraprocessados
- Leites de Soja de caixa especialmente com sabores
- Pacotes de biscoito que apelam para cereais integrais, mel, citam ser fonte de fibras, feitos com cereal integral, cacau, castanha ... só que no meio desses ingredientes tem um monte de química.
- Açucares "naturais" e adoçantes. Açucar é açucar, pode ate ser que estes demerara, mascavo, etc sejam um pouco menos junk mas é tudo junk e a pessoa se engana que estes pode usar a vontade. Adoçantes são produtos quimicos ultraprocessados.
- Preparações de Açai em lanchonetes de cidades. Quase não tem Açãi, cheio de Carbo Hidrato e um monte de porcarias.
Contribuiu @TRO