7 Os Últimos Anos De Uma Vida comentada em 28/03/2025 06:47 Saúde e Esportes Mauro em 27/03/25 4:35 comentada em 28/03/2025 06:47 Como parte de meu trabalho, acompanhei algumas pessoas por muitos anos - as que já tinham certa idade, durante 15 a 20 anos, até deixarem esta vida.Minha função é promover hábitos saudáveis para melhora da qualidade de vida, com suporte de uma equipe interdisciplinar.Com 20, 30, 40 anos de idade, isso é relativamente fácil - já com 50, 60, 70 vai ficando mais difícil - com 80, 90, 100 é super complicado, se o indivíduo já não tiver anteriormente estes hábitos enraizados no seu dia a dia.Mesmo iniciando atividades físicas e uma alimentação mais saudável aos 80 ou 90 anos, podemos ver melhora na qualidade de vida, mas nunca se compara à alguém que já traz hábitos saudáveis desde cedo.Para não alongar muito o texto, basta dizer que se vc melhorar UMA coisa por ano (por exemplo, transformar uma refeição junk em uma saudável ou adicionar um dia de exercício a mais na semana), em poucos anos sua saúde vai estar bem melhor, o que refletirá na sua qualidade de vida.Quando digo "qualidade de vida", me refiro desde conseguir lavar pratos ou brincar com uma criança no chão da sala, até fazer exercícios intensos como subir alta montanha ou esportes mais arriscados como esquiar.A ÚNICA coisa que não deve ser feita, é "piorar" seus hábitos e, qualquer melhora, por menor que seja, se for cumulativa com outras melhoras, nem que seja UMA só por ano, em alguns anos te dará uma vida MUITO melhor.Fico por aqui para não escrever um "livro" no lugar de um post, mas aos poucos, nos próximos dias, comentarei sobre algumas experiências práticas que tive pelos meus alunos, de como melhorar a vida.